quinta-feira, 21 de junho de 2012

Madagascar 3 - Os Procurados

O primeiro da série a ser lançado em 3D, o filme continua a história do segundo filme e mostra Alex (o leão), Marty (a zebra), Melman (a girafa) e Gloria (a "hipopótama") tentando voltar da África de volta para o "lar" deles no zoológico do Central Park em Nova York.

O filme tem um ritmo frenético e não se passam 10 segundos sem que haja uma piada ou alguma ação extrema na tela. Essa é uma das maneiras de prender a atenção de crianças pequenas, e até os clássicos da Disney funcionavam mais ou menos assim - o problema é que em Madagascar eles estão dispostos a fazer qualquer coisa pra não deixar a peteca cair, até coisas fora de contexto. Não importa o que esteja acontecendo na história, você vai ter sempre alguém prestes a despencar de um penhasco, de uma corda bamba, de um avião, facas e objetos estarão constantemente sendo arremessados nas pessoas, os personagens estarão explodindo de canhões, voando pelos ares, trombando em qualquer coisa - a técnica é prender a atenção através de ameaças físicas constantes. O problema é quando essas ações não evoluem da história, do contexto, usando imaginação, integração, mas parecem vir de qualquer canto só pra criança não se distrair com outro brinquedo.


Outra coisa que me entedia é que o filme faz parte da tendência atual de valores coletivistas, anti-indivíduo, que diz às crianças que todos individualmente são incompetentes, perdedores, malandros, mas que quando unidos podem realizar grandes coisas (não é acidente que o clímax do filme é ao som de "Firework" da Katy Perry, o hino dos anti-heróis).

Ainda assim, o filme me pareceu melhor que os outros 2, com melhores piadas e menos cenas apelativas.

Madagascar 3: Europe's Most Wanted (EUA / 2012 / 93 min / Eric Darnell, Tom McGrath, Conrad Vernon)

INDICAÇÃO: Quem gostou dos outros 2, das séries A Era do Gelo, Carros, Kung Fu Panda.

NOTA: 5.5

2 comentários:

Rodrigo E. disse...

Nossa, chega de Madagascar! Tem até o 3 em números, mas tb tem o especial d natal e não duvido que tenha um especial de ano novo, rs. Mesmo vendo que vc achou esse melhor que os outros provavelmente vou deixar passar em branco, acho essa série meio insuportável hehe

Caio Amaral disse...

Pois é Rodrigo.. nunca fui muito com a cara dos personagens.. pra fazer uma comparação, me parece uma história com um monte de Timão e Pumba, mas sem nenhum Simba, hehe. Um filme só de coadjuvantes irritantes.