quarta-feira, 13 de junho de 2012

Prometheus


Prequel de Alien - O 8º Passageiro que marca a volta de Ridley Scott ao gênero que o consagrou (além de Blade Runner, Ridley fez o Alien original). O filme se passa no ano de 2093 (28 anos antes do clássico de 79) e acompanha a tripulação da nave Prometheus a caminho de uma lua distante onde eles esperam encontrar seres avançados e desvendar alguns dos mistérios sobre a origem da vida na Terra.

O filme é ficção-científica de primeira e é uma das entradas mais ambiciosas no gênero desde Avatar - não só pelo altíssimo nível da produção, mas também por explorar temas grandes como a origem da vida, etc. O elenco excelente tem Noomi Rapace (estrela do Os Homens que Não Amavam as Mulheres original sueco) no papel da cientista de personalidade forte, que tenta ser o equivalente à Sigourney Weaver dos outros filmes. Charlize Theron está ótima como a supervisora fria da Weyland Corporation; mas quem se destaca mesmo é Michael Fassbender no papel de David - o androide fã de Lawrence da Arábia que é quase uma versão ambulante do HAL-9000 (em uma das referências do filme a 2001).


Havia dúvidas quanto à conexão de Prometheus com os outros filmes da série Alien - se este faria de fato parte da série ou se seria uma spin-off na linha de Alien VS. Predador. Mas embora a história funcione independentemente dos outros filmes, fica claro que este é de fato um Alien legítimo, se passando no mesmo universo, compartilhando muitos dos elementos dos primeiros filmes - não só em aspectos concretos - como cenários, objetos, etc, mas também no ritmo, na construção das cenas, dos personagens, na estrutura do roteiro - quase como uma mesma música regravada apenas com uma letra diferente.

Ainda assim, o filme não é tão impecável quanto Alien ou Aliens, até porque ele tenta realizar muito mais. Alien era basicamente Tubarão no espaço e era perfeito em sua simplicidade. Prometheus, ao tentar abordar grandes questões filosóficas, acaba deixando várias pontas soltas na história, e o espectador termina mais confuso do que satisfeito (não há aquela clareza de 2001, que conseguia fazer afirmações elaboradas de maneira simples e nítida).

Apesar da trama ligeiramente insatisfatória, o filme é indiscutivelmente bem feito e envolvente - e assim como a famosa cena do jantar de Alien, tem pelo menos 1 sequência "showstopper" que já surge como referência do gênero.

Prometheus (EUA / 2012 / 124 min / Ridley Scott)

INDICAÇÃO: quem gostou de Star Trek, das séries Matrix, O Exterminador do Futuro, e dos primeiros Alien.

NOTA: 8.0

2 comentários:

Stella disse...

Não vi e já adorei. Só estou esperando sair desses horários terríveis da pre-estréia.

Caio Amaral disse...

Vá mesmo.. fazia um tempinho que não tinha vontade de ir de novo ao cinema rever um filme.