quarta-feira, 20 de junho de 2012

Weekend

Romance britânico de temática gay que conta a história de 2 rapazes que se conhecem numa balada sexta à noite e acabam vivendo um relacionamento íntimo que dura apenas 1 fim de semana. O filme independente custou apenas 120 mil libras, foi aclamado pela crítica e premiado em vários festivais.

Não gosto do filme porque ele é em grande parte Naturalista - um retrato passivo de diálogos e atividades aleatórias desses personagens. A cena final é interessante e dá uma sensação de desfecho, mas isso não chega a fornecer ao resto do filme um enredo, tornando tudo muito arrastado. O autor parece estar apenas interessado em reproduzir de forma realista pessoas e situações que ele observou na vida real.

Os atores estão convincentes, mas pessoalmente não simpatizo por eles (que ficam usando drogas o tempo todo, frustrados e sem rumo) nem por esse tipo de relacionamento, que não é baseado em admiração, mas em decepções mútuas, consolo, onde um age como se fosse o psicólogo do outro - e o que os une parece ser o fato do parceiro parecer enxergar e aceitar seus traumas pessoais.


O filme passa a impressão de ser um estudo íntimo dos personagens, mas não porque há uma abordagem psicológica interessante, e sim porque ele é fisicamente realista (há cenas bem invasivas de nudez e diálogos envolvendo detalhes corporais desagradáveis). É uma visão materialista das coisas; o diretor imagina que ao revelar fisicamente os personagens ele estará fazendo uma caracterização mais aprofundada deles.

Weekend (Reino Unido / 2011 / 97 min / Andrew Haigh)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Paraísos Artificiais, Shame, Canções de Amor, Delicada Relação, Antes do Amanhecer.

NOTA: 4.0

Nenhum comentário: