quinta-feira, 5 de julho de 2012

Os Simpsons vs. Ayn Rand

Antes do filme A Era do Gelo 4 é exibido um curta-metragem em 3D dos Simpsons chamado The Longest Daycare (uma ideia de James L. Brooks inspirada nos curtas que passam antes dos filmes da Pixar). Na história, Maggie é deixada na "Creche Ayn Rand" (isso mesmo), onde ela passa por uma avaliação e é considerada pouco inteligente, e por isso é mandada pra pior sala da escola. Me chamou atenção essa ser a segunda estreia da semana (a outra é a do Woody Allen) a fazer referências "em cima do muro" a Ayn Rand - no sentido de que elas servem tanto como homenagens quanto como alfinetadas (essa não é a primeira vez que os Simpsons cutucam a autora - a própria creche "Ayn Rand School for Tots" já apareceu na série antes). No curta, vê-se várias referências ao objetivismo, como cartazes na parede parodiando a lei da identidade ("A é A", "B é B", "C é C"...) e bonecas de pano de Ayn. Mas é desonesta a caracterização da creche como um lugar cruel onde apenas os gênios são bem tratados enquanto pessoas de inteligência mediana são rejeitadas. Rand não tinha nada contra os não-gênios, apenas contra os irracionais e os imorais. Quanto ao ensino infantil, ela sempre defendeu o método Montessori, que não é bem o que se vê aqui. Outro detalhe importante é que a principal ação da história envolve Maggie salvando uma borboleta - Rand não tinha nada contra os animais, mas era explicitamente contra os ecologistas e detestava o movimento "verde" em geral. Inserir um toque ecológico numa história que se passa na "Creche Ayn Rand" é sem duvida uma alfinetada na filósofa. Os Simpsons não chegam a atacar o objetivismo abertamente, mas há sempre uma atitude cínica, de alguém que obviamente não aprova totalmente as ideias de Rand, mas não tem coragem de tomar um posicionamento.

5 comentários:

renatocinema disse...

Quero ver a animação A Era do Gelo apenas pelo curta dos simpsons. kkkk

Caio Amaral disse...

É um curta bem curto mesmo - vale mais pelas referências que citei do que qualquer outra coisa, hehe. Abs.

Thiago P. disse...

http://omelete.uol.com.br/oscar/cinema/oscar-2013-assista-aos-cinco-curtas-animados-indicados/

Foi indicado ao Oscar de melhor animação. Passou hoje no Panico na BAND(a band é detentora dos direitos dos Simpsons no Brasil).

Leandro Goulart Bernardo disse...

A posição contrária ao objetivismo no curta dos Simpsons é tão covarde e acuada que não consegui entender na hora se era uma crítica contra ou a favor.
Por outro lado, os roteiristas da série sempre fizeram críticas sobre varias filosofias e posições políticas adversas, ainda que possamos constatar uma leve tendência a apoiar os Democratas (dos EUA, obviamente).

Caio Amaral disse...

Ah Thiago, bem que eu vi que essa página do meu blog teve um monte de acesso esses dias.. Foi porque passou na TV então, hehe.

Leandro.. acho que é comum nesse tipo de humor.. eles tiram sarro de tudo e de todos.. a única regra é que não se pode levar nada a sério, rss.