quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Espetacular Homem-Aranha

Com receio de que um 4º episódio fosse começar a enfraquecer a série Homem-Aranha (uma das trilogias mais lucrativas da história), os produtores resolveram fazer um "reboot" e começar tudo de novo com um novo diretor (Marc Webb, de 500 Dias com Ela) e um novo elenco (Andrew Garfield, de A Rede Social, e Emma Stone, de Histórias Cruzadas). É uma estratégia que parece pouco justificável (exceto pelo ponto de vista financeiro) e que poderia não ter funcionado caso o filme não fosse muito bom. Só que ele é, e supera os anteriores em vários aspectos.

Nada é fundamentalmente diferente dos "antigos" (como por exemplo O Incrível Hulk foi totalmente diferente do primeiro Hulk do Ang Lee) - a história é parecida com a do primeiro Homem-Aranha e mostra Peter Parker investigando os mistérios de seus falecidos pais, lidando com seus problemas interpessoais na escola e com sua transformação física. Mas o filme é mais delicado, mais bem trabalhado, e funciona melhor em termos de drama - a relação de Peter Parker com sua família, a provocação dos "bullies", a descoberta de seus poderes, seu romance com Gwen, o conflito com o vilão - tudo é melhor aproveitado e tem mais ressonância emocional (no final da sessão, houve um aplauso instantâneo do público que não foi difícil de prever). A trilha de James Horner também ajuda (no começo há um tema muito parecido com An Ocean of Memories de Titanic).


Gosto particularmente do casting e da caracterização de Parker, que é mostrado não como um nerd frágil, mas como um garoto solitário, angustiado, não muito popular, mas ainda assim de personalidade forte (é essencial a cena em que ele defende um outro garoto que está apanhando na escola - e o fato do interesse de Gwen surgir dessa demonstração de caráter dele).

O que mais me agrada no filme não são nem os méritos técnicos, mas o fato de ser um filme que, sem ignorar as vulnerabilidades do herói, celebra integridade, habilidade, justiça - que inspira o bem e dá algo pras pessoas admirarem (não é sobre sadismo e o pessimismo que se vê nos filmes do gênero hoje em dia). É um "crowd-pleaser" e merece cada centavo que vai ganhar.

The Amazing Spider-Man (EUA / 2012 / 136 min / Marc Webb)

INDICAÇÃO: Quem gostou dos outros Homem-Aranha, de Capitão América, Os Vingadores, Star Trek, etc.

NOTA: 8.5

6 comentários:

Leonardo de Jesus disse...

Legal o pessoal aplaudir no final do filme. Isso é uma coisa que não se vê muito no cinema. O último filme que vi com aplausos no final da sessão foi o documentário do Michael Jackson e isso já faz dois anos. Já ia ver Homem Aranha de qualquer jeito e agora fiquei mais interessado. Depois te falo as minhas impressões.
abraço!

Caio Amaral disse...

Oi Leo! Verdade o "This Is It" rolava aplauso mesmo...! Isso é mais comum acontecer em pré-estréias gratuitas ou então em exibições de clássicos (na mostra John Waters tiveram vários aplausos pra Divine, hahaha). Acho sempre divertido (essa sessão do Homem-Aranha que eu fui era pré-estréia, mas não acho que foi desmerecido o aplauso). Assista e me conta dps. Abs!!

Mateus Leite disse...

Confesso que sou fâ da franquia, mas o terceiro filme deixou um pouco a desejar. Tenho a impressão que o filme será muito bom, e próxima semana o verei com certeza.
Ótimo texto!
Visite também:
mateus-leite.blogspot.com

Caio Amaral disse...

Oi Mateus! Também lembro de ter gostado mais dos dois primeiros (em particular do 2º) do que do 3º. Mas esse novo é o que me tornou fã; vá ver sim. Abraço.

Anônimo disse...

Oi Caio
acabei de ver o filme e também gstei bastante. Achei mais envolvente que os anteriores, e tem um lado que puxa para o drama que fez o filme ficar bem interessante. Fui ao cinema sem esperar nada do filme e saí de lá ansioso para ver o próximo! Alias, o Andrew é um ator bem maduro e mostrou a que veio.

Caio Amaral disse...

Legal... O Andrew convence muito bem em todas as facetas do personagem... tanto no lado heróico, quanto no lado introvertido, nerd, quanto no lado romântico, etc. Achei ótimo tb. Abs.