terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Ditador

Estrelado e co-escrito por Sacha Baron Cohen e dirigido por Larry Charles (o mesmo de Borat e Bruno), a comédia mostra a viagem à Nova York do General "Aladeen", ditador de um país fictício do Oriente Médio, que se dirigirá à ONU e tentará de tudo para impedir que a democracia chegue ao seu país. Diferente de Borat e Bruno, este não é um pseudo-documentário mas uma comédia convencional - e menos polêmica que o habitual de Cohen, dando a impressão de que ele pretende se tornar o próximo Eddie Murphy ou Mike Myers, fazendo trabalhos mais populares.

Apesar de abaixar o nível em alguns momentos, o humor aqui é bem intencionado, pois é uma tiração de sarro de coisas claramente malignas como terrorismo e misoginia (o interessante é que o filme também tira sarro de ambientalistas e liberais modernos, sugerindo que a ética certa também não é a deles). Em comédias desse tipo, é importante checar se não há algo de moralmente duvidoso no humor e se o alvo das piadas é de fato algo condenável.


Nesse sentido não há nada de errado com o filme. Mas apesar de algumas sacadas divertidas (como versões árabes de canções pop na trilha sonora) em termos de criatividade / imprevisibilidade / precisão / elaboração, as piadas não chegam a ser excelentes (o trailer estraga muitas delas também). A tentativa de introduzir um elemento político no final do filme (comparando o governo americano a uma ditadura) também me pareceu um pouco pretensiosa, embora devolva certa credibilidade e autenticidade à Cohen, que vai se posicionando como o principal comediante no cinema atualmente.

The Dictator (EUA / 2012 / 83 min / Larry Charles)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Borat, Zohan - O Agente Bom de Corte, Zoolander, Austin Powers (trilogia), Um Príncipe em Nova York, etc.

NOTA: 6.5

2 comentários:

Anônimo disse...

Caio, estava aqui pensando e me lembrei de um documentário que assisti e gostei muito, chamado "Lixo Extraordinário". Você já viu? Sei que é antigo, porém realmente achei bem interessante e adoraria se você fizesse uma crítica sobre ele. Abraços!

Caio Amaral disse...

Oi, acabei perdendo "Lixo Extraordinário".. Já fui numa exposição do Muniz e apesar de achar algumas obras divertidas, não fiquei muito impressionado.. me deu mais a impressão de um publicitário pretensioso do que um artista plástico de fato criativo. Mas posso estar enganado, por isso tenho interesse em ver o documentário. Abs.