segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Rock of Ages: O Filme

Adaptação da comédia musical de rock da Broadway de 2006, a história se desenvolve ao redor de uma casa noturna famosa na Sunset Strip em 1987. A trilha sonora é composta de músicas de vários artistas e bandas dos anos 80 como Bon Jovi, Guns N' Roses e Journey.

Num musical, a atração principal são as canções e as cenas musicais. O primeiro problema de um musical "jukebox" como este é que nenhuma das canções é original (não foram criadas para o filme ou para a peça original), e isso já coloca o projeto num nível abaixo dos musicais que apresentam canções próprias (soa um pouco fácil pegar um monte de hits e costurá-los num enredo simples). Se a história fosse excelente, ou se as sequências musicais mostrassem grande criatividade e talento, talvez isso não enfraquecesse o filme (por exemplo, a música "Singin' in the Rain" já era conhecida antes do filme Cantando na Chuva, mas isso não tira a genialidade do número criado por Gene Kelly). Além disso, a escolha de músicas aqui é meio batida e acaba parecendo mais uma retrospectiva do seriado Glee do que uma homenagem ao rock dos anos 80.


Dito isso, achei o filme divertido, muito bem produzido e agradável de ver. Os personagens são estereótipos mas os atores os fazem com perfeição, o humor funciona e é um dos pontos fortes do filme, os números musicais são bem feitos (o diretor é o Adam Shankman, o mesmo de Hairspray, que parece ser um dos únicos que entendem do gênero), e mesmo sem canções novas, o filme foi feito com entusiasmo e tem um nível de capricho que não se vê todo dia.

Rock of Ages (EUA / 2012 / 123 min / Adam Shankman)

INDICAÇÃO: Pra quem gosta de Glee, de Hairspray, Mamma Mia!, High School Musical 3, Dreamgirls, etc.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: