terça-feira, 18 de setembro de 2012

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros

Produzido por Tim Burton e baseado no livro de Seth Grahame-Smith (autor de "Orgulho e Preconceito e Zumbis"), o filme revela que vampiros existiam no século 19 e que a Guerra Civil serviu em partes para tentar exterminá-los. Benjamin Walker faz o jovem Abraham Lincoln, que tem a mãe assassinada quando criança por um vampiro e depois de adulto vai buscar vingança.

A última coisa que eu esperava de um filme com este título é que ele se levasse a sério. Até E o Vento Levou tem humor, romance - mas este não; o filme mantém um tom pesado e dramático do começo ao fim e quer passar uma mensagem importante sobre os direitos humanos. Este erro de tom pra mim é o primeiro problema do filme.

Outros problemas também prejudicam: 1) o herói é comum, sem personalidade; o ator não convence como um homem grandioso que marcou a história 2) sua busca por vingança não é algo envolvente o bastante pra sustentar o filme 3) o vilão é esquecível e não há uma relação interessante entre eles.


O filme não funciona nem como puro escapismo pois não há nenhum senso de realidade. A fotografia é hiper-manipulada, artificial, com cara de computação gráfica. Seres humanos normais lutam como se estivessem na Matrix. Tudo é fake. Fantasia só acontece quando é abordada com inteligência e realismo. Se o filme torna explícitos os efeitos digitais e a falsidade, a graça vai embora - é como um mágico que usa cordas visíveis pra levitar, já que no fim ninguém de fato acredita que ele pode voar. O que ele esquece é que a plateia quer ser enganada.

O filme é quase respeitável mas tudo é mediano, convencional, cheio de clichês - a fotografia, a música, o elenco, os diálogos, as reações, as cenas de ação... Os cineastas simplesmente não têm sensibilidade pra esse tipo de entretenimento.

Abraham Lincoln: Vampire Hunter (EUA / 2012 / 105 min / Timur Bekmambetov)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Sherlock Holmes, da série Anjos da Noite, Van Helsing, etc.

NOTA: 4.0

2 comentários:

lcattapreta disse...

Eu gostei do filme enquanto sub-aula de história rsrs
Me fez achar que o livro deve ser mto bom

Caio Amaral disse...

Ah, também tive certa curiosidade histórica, mas pra essa finalidade o Lincoln do Spielberg vai ser mais útil, hehe.