terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dredd

Não é um remake do filme O Juiz de 1995 (com o Stallone), mas um filme novo baseado nos mesmos quadrinhos. A história se passa num futuro apocalíptico onde os EUA foram devastados e reduzidos a 1 única megacidade de 800 milhões de habitantes. Tomada pela violência e pelo caos, a cidade é protegida por policiais que têm autoridade para prender, julgar e executar criminosos por conta própria. A ação principal do filme se passa dentro de um prédio residencial gigante, com todas as saídas bloqueadas, onde um juiz e sua parceira em treinamento são caçados por traficantes.

Apesar de não ser literalmente um remake, não deixa de ser mais um exemplo dessa onda de reviver produções escapistas dos anos 80 e 90 e transformá-las em filmes ultraviolentos e sombrios (Hollywood tem me lembrado o Cemitério Maldito, onde as pessoas tentavam ressuscitar entes queridos, mas eles acabavam voltando como zumbis do mal - vamos ver como será o Robocop do José Padilha). O lado bom aqui é que o filme tem um enredo razoavelmente bem estruturado, além de um herói que luta por justiça e que não é moralmente ambíguo (como de costume). Isso não quer dizer que seja um filme muito positivo. Embora a história seja essencialmente positiva ("mocinho vence bandidos"), há um desencontro entre estilo e conteúdo: o filme foca tanto na violência física, nas balas que rasgam a pele dos vilões em câmera lenta, que a emoção predominante acaba sendo de horror e tragédia.


De qualquer forma, o filme é visualmente interessante (as cenas de morte em câmera lenta chegam a ser bonitas às vezes), há um enredo acompanhável, e a personagem de Olivia Thirlby (a parceira de Dredd) traz um alivio inocente à trama que torna a atmosfera menos escura e claustrofóbica.

Dredd 3D (EUA, Reino Unido, India / 2012 / 95 min / Pete Travis)

INDICAÇÃO: Quem gostou de O Vingador do Futuro, Resident Evil 5: Retribuição, Watchmen, Hellboy, etc.

NOTA: 6.0

4 comentários:

Unknown disse...

Cara... vc realmente é um merda mesmo... resident 5 é um dos piores filme que já vi... junto com os outros. Ai vc me compara o Dredd com isto? Vc realmente não conhece o personagem e não entendeu o filme

Caio Amaral disse...

Indiquei Dredd para quem gostou de Resident 5... Não significa que os 2 estejam no mesmo nível. O contrário eu já não diria, pois Resident 5 é inferior a Dredd. É como dizer: indico Alien - O 8º Passageiro para quem gostou de Alien VS. Predador - mas não o contrário. De qq forma, a diferença entre os 2 não é tão radical quanto você sugere.

Djefferson disse...

Engraçado, comecei a assistir hoje o filme e parei logo no começo. Não foi por causa da história ou algo assim. Mas por causa da fotografia do filme. Eu não conseguia assistir um instante sem lacrimejar as vistas. Será que era minha cópia que tinha alguma falha ou eu que sou "véio" demais? hehe

A propósito, assisti aqueles filmes brasileiros que me indicaste a pouco tempo, obrigado viu. Abraços

Caio Amaral disse...

Haha, acho que devia vc estar muito sensível nesse dia.. não lembro do filme ser agressivo aos olhos nesse sentido.. O Production Designer e o fotógrafo desse filme fizeram recentemente o Ex Machina que tem um visual ótimo.. também trabalharam em Rush - No Limite da Emoção, filmes do Lars von Trier como Anticristo, Dogville.. sei lá, me chamou a atenção.