sábado, 15 de setembro de 2012

O Legado Bourne

Quarto episódio da série Bourne, que agora muda o foco para o agente Aaron Cross (Jeremy Renner, de Guerra ao Terror), parte de um outro programa secreto do Departamento de Defesa que usa químicos pra aumentar as capacidades físicas e mentais de seus agentes. Sob o risco da operação Outcome ser exposta, a CIA resolve cancelar o programa e para isso começa a eliminar os envolvidos.

A primeira hora é difícil de acompanhar e é cheia de personagens desconhecidos que estão vários passos à nossa frente e falam como se o espectador estivesse a par de tudo. Mas isso não soa como falha de narrativa ou como estratégia pra disfarçar um roteiro sem conteúdo. Pelo contrário, temos a sensação de estarmos entrando num universo complexo, onde há muito mais informações além daquelas que estão na tela - o filme exige uma concentração elevada do espectador, que se não estiver em foco pode perder detalhes importantes da história.


Seguimos 3 tramas paralelas lideradas pelo ótimo trio de atores Jeremy Renner, Rachel Weisz e Edward Norton. Após essa primeira hora confusa, as histórias finalmente se encontram e o filme vira uma grande perseguição, com sequências de ação fantásticas mas que sempre preservam algum senso de realismo. 

O filme foi dirigido por Tony Gilroy (de Conduta de Risco) que foi roteirista dos outros 3 filmes - talvez por isso o filme consiga manter o mesmo espírito e a mesma qualidade da série mesmo sem Matt Damon.

The Bourne Legacy (EUA / 2012 / 135 min / Tony Gilroy)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou dos outros 3 da série, de À Toda Prova, Missão Impossível - Protocolo Fantasma, Inimigo do Estado, etc

NOTA: 7.5

4 comentários:

Leonardo de Jesus disse...

Caio, um dos grandes méritos dos outros Bournes eram as sequências de ação filmadas pelo diretor Paul Greengrass. Ainda não vi esse filme, vc acha que o novo diretor conseguiu criar cenas do mesmo nível?

Caio Amaral disse...

Oi Leo.. Gosto muito do Paul Greengrass, provavelmente ele é melhor diretor que o Gilroy, mas as cenas de ação aqui não ficam muito atrás, não. Até porque mesmo em cenas de ação o que importa em primeiro lugar é se você se importa pelos personagens, se entende as motivações, se a situação faz sentido, se há sacadas interessantes, etc, e isso vem do roteiro.. Abraço!!

Tiffany Noélli disse...

Eu adoro o Jeremy Renner! Louca pra ver esse filme

Caio Amaral disse...

Lembro dele mais do Guerra ao Terror, mas ele tá bem aqui também!