segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ted

Estrelado por Mark Wahlberg e Mila Kunis, o filme conta a história de um menino solitário que pede no Natal que seu ursinho de pelúcia ganhe vida, para que eles se tornem melhores amigos. Uma estrela cadente atende o seu pedido e o ursinho passa a andar e a falar, chocando os pais do garoto e se tornando uma celebridade nacional.

Mas em vez dessa história, o filme resolve contar o que acontece anos depois do "felizes para sempre", mostrando a rotina medíocre do garoto (agora com 35 anos de idade) e do ursinho, que vivem usando drogas e não têm nenhum propósito na vida (é uma paródia dos contos de fada, mais ou menos como Encantada, só que com piadas sujas).

Sucesso inesperado nos EUA, a comédia é a estreia na direção de Seth MacFarlane (criador de The Family Guy) que também escreveu o roteiro e faz a voz do ursinho. O filme é inundado de referências à cultura pop: faz piadas com E.T., Indiana Jones, Star Wars, Flash Gordon, 007, Top Gun, Aliens, Os Embalos de Sábado à Noite, Katy Perry, Taylor Lautner e muito mais.


Mas em vez de alguém que despreza isso tudo, o filme parece ter sido feito por um fã desses filmes - alguém que se preparou a vida toda pra criar o seu Star Wars ou E.T., mas que em algum momento se tornou cínico, abandonou suas ambições originais (com medo de se tornar alguém como Mark Wahlberg no filme) e concluiu que elas não passavam de infantilidades - só que mesmo assim precisa manter esse universo vivo de alguma forma, e o faz tirando sarro dele, o apresentando sob a proteção da comédia.

Apesar de eu não gostar da atitude, ainda achei um dos filmes mais autênticos e bem escritos do ano. A habilidade de MacFarlane pra inventar diálogos absurdos com inteligência é impressionante e, apesar do cinismo e da moralidade duvidosa, é possível se divertir com o filme num nível puramente criativo.

Ted (EUA / 2012 / 106 min / Seth MacFarlane)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de O Ditador, Se Beber Não Case, Segurando as Pontas, Penetras Bons de Bico, etc.

NOTA: 7.5

11 comentários:

Thiago P. disse...

Concordo em gênero número e grau.

Não gosto do desenho, mas o filme achei bem engraçado ele usou uma narrativa bem básica e piadas muito engraçadas e escatológicas! A cena da sala é demais!

Caio Amaral disse...

Hahah, qual cena da sala é essa?? Eles passam boa parte do filme na sala.. Pra mim uma das cenas mais bizarras do filme foi a do "Embalos de Sábado a Noite" que na verdade é uma homenagem ao "Apertem os Cintos".. rss. Muito insano..

Thiago P. disse...

A do cocô na sala...

Caio Amaral disse...

Ah foi ótima essa.. rsssss.. super Pink Flamingos..

lcattapreta disse...

Concordo muito também.
Achei muito boa a parte em que vc falou que o filme pareceu ter sido criado por alguém que se preparou pra Star Wars ou ET, e achou essa forma de manter o universo vivo depois de abandonar as convicções.

O filme me divertiu e tem um espírito autêntico, mas uma fórmula ou um molde meio contrangedor.

Caio Amaral disse...

Oi Laura..! Que molde é esse que achou constrangedor? Não sei se entendi...

lcattapreta disse...

Oi Caio :)
O filme tem esse jeito de ficar humilhando o personagem principal até que ele reaja, e aí as catarses aconteçam.
Esquema Adam Sandler rsrs.

Como se em filmes de comédia as pessoas não tivessem iniciativas próprias.

Caio Amaral disse...

Acho q entendi.. tem um "q" de Adam Sandler mesmo, pq ele sempre faz esse tipo adulto infanfil.

Mas o que você chama de 'humilhar' o personagem? Muitas comédia humilham o personagem principal, pois ele representa um 'anti-valor' e é daí que vem a graça.. Leslie Nielsen é atrapalhado, a Divine come aquilo no fim do filme.. Só que esses não tem a tal da catarse. Isso acontece pq um filme como Ted não é 100% cômico (assim como muitos do Sandler, Jim Carrey, Will Ferrell). Há um lado do personagem que é realista, sensível.. daí no final ele aprende uma lição, deixa de ser tão irresponsável, etc (só que no caso de Ted o Wahlberg não aprende nada; a namorada é que aceita ele como é, rs).

Caio Amaral disse...

Acho que é desse 'molde' que vc está falando.. essa mistura específica de humor escrachado com um toque de drama..

Thiago P. disse...

Agora que eu vi que é com o Mark Wahlberg... eu achava que era com o Matt Damon.

Caio Amaral disse...

Hahah.. Onde você viu o filme?! Vai ver sua cópia estava com o Matt Damon.. Na rede Cinemark só tinha com o Mark Wahlberg :-P