terça-feira, 16 de outubro de 2012

Moonrise Kingdom

De Wes Anderson (Os Excêntricos Tenenbaums), o filme se passa no verão de 1965 numa ilha fictícia na Nova Inglaterra, onde Sam, um escoteiro anti-social de 12 anos, foge de seu acampamento pra encontrar Suzy, uma menina problemática que foge de casa. Rompendo com o mundo convencional, eles vivem uma aventura pela natureza enquanto são perseguidos pela polícia e por seus pais. 

O quanto você vai gostar do filme depende em grande parte do quanto você acha que estilo pode superar conteúdo. As locações são belíssimas, a fotografia tem uma textura orgânica de filme antigo, os cenários são ricos e cheios de objetos interessantes - o que há de descaso por drama, há de atenção pelo visual. 

Em termos de estilo, o objetivo de Anderson parece ser o de causar estranheza. A câmera tem um comportamento artificial, simétrico, como se o filme estivesse sendo filmado por um ciborgue sobre trilhos. Os atores muitas vezes se comportam e se vestem de maneira caricata. Se isso já não bastasse, a trilha faz o trabalho final de deixar o tom excêntrico, usando músicas esquisitas que nada combinam com o tom emocional das cenas.


O que isso faz é dar a impressão que o filme despreza o potencial dramático do cinema, como se ele dissesse "eu não estou tentando ser um filme de verdade, fazer você se importar - meu objetivo é apenas criar essas imagens interessantes, e quem sabe fazer você refletir um pouco sobre os excluídos da turma".

Isso não invalida o filme, que é interessante e cheio de ideias, mas é uma pena que um capricho técnico tão alto esteja num filme que parece estar constantemente tirando sarro de si mesmo. 

Moonrise Kingdom (EUA / 2012 / 94 min / Wes Anderson)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Viagem a Darjeeling, O Excêntricos Tenenbaums; E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, etc.

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: