segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os Candidatos

Comédia estrelada por Will Ferrell e Zach Galifianakis sobre 2 candidatos ao Congresso que transformam a campanha numa espécie de vale-tudo eleitoral, usando das estratégias mais baixas pra derrubar o oponente.

A ideia é interessante, mas por algum motivo o humor nunca parece ser aproveitado ao máximo. Talvez seja só uma questão das piadas não serem surpreendentes ou criativas o bastante. A premissa é parecida com a de O Âncora - outro filme de Will Ferrell sobre rivais disputando um cargo importante. Mas ali tudo funcionava melhor, primeiro porque havia uma química mais interessante entre os protagonistas (a rival de Ferrell era Christina Applegate, que era uma reporter sexy e ambiciosa), além das piadas serem mais fortes.

Em termos de história, falta um pouco de realismo e uma explicação pro fato de ambos os candidatos serem tão incompetentes (uma desculpa na linha de Os Produtores). Talvez fosse mais interessante se apenas Ferrell fosse um personagem cômico e subversivo, e o outro fosse o vilão da história - um candidato politicamente correto porém detestável. Daria um contraponto melhor para as loucuras de Ferrell. Aqui, os dois parecem competir pelas mesmas piadas, diluindo o resultado.


O diretor é Jay Roach, que já se mostrou competente em comédias com Entrando Numa Fria e o primeiro Austin Powers. Esse não chega a ser ruim, mas fica a sensação de que a situação poderia ter sido melhor aproveitada.

The Campaign (EUA / 2012 / 85 min / Jay Roach)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Se Beber, Não Case 2, Quase Irmãos, Escorregando para a Glória, Ricky Bobby - À Toda Velocidade.

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: