quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Os Infratores

Filme de gangster que conta a história real dos irmãos Bondurant, que na época da Lei Seca americana eram contrabandistas de "moonshine" - apelido dado pro whisky produzido clandestinamente. O conflito principal é entre eles e o personagem de Guy Pearce - um policial sanguinário que quer parte dos lucros. Num nível mais pessoal, o filme pode ser visto como a história de "superação" de Jack (Shia LaBeouf), o mais novo dos 3 irmãos, que desde pequeno tinha fama de covarde e precisa aprender a ser durão (coloquei as aspas porque é questionável se o tipo de brutalidade admirada no filme é uma virtude).

A história é bem contada, a produção tem classe, o elenco é muito bom. Infelizmente as qualidades do filme ficam em segundo plano e o que realmente se destaca é a violência, que vai muito além do que seria necessário pra ilustrar o poder dos vilões. Acaba sendo o principal instrumento do filme pra impressionar a plateia de tempos em tempos, o que acaba deixando a história negativa e excessivamente focada no mal (é um caso parecido com o de Selvagens do Oliver Stone).


Ainda assim é uma produção respeitável. Não chega a atingir a sofisticação e a dimensão mítica dos clássicos de Humphrey Bogart e James Cagney, mas funciona no nível da ação e do filme de vingança.

Lawless (EUA / 2012 / 116 min / John Hillcoat)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Selvagens, Inimigos Públicos, Atração Perigosa, O Gangster, Os Infiltrados.

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: