segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Origem dos Guardiões

Animação da Dreamworks produzida por Guillermo del Toro que é uma espécie de Liga da Justiça do mundo infantil. Jack Frost se une ao Papai Noel, ao Coelhinho da Páscoa, à Fada do Dente e ao Sandman pra lutar contra as forças do mal - o Bicho Papão, que vem ganhando forças no mundo e trazendo pesadelos para as crianças.

O filme passa perto de criar uma parábola interessante pra atual cultura americana, que de fato se tornou mais desesperançosa e sombria na última década (como um termômetro, compare os filmes de sucesso dos anos 2000 com os da década de 90 e 80). Mas infelizmente perde a oportunidade, apresentando noções clichês do que é bem e mal, do que são valores, com uma mensagem de "esperança" que é composta de generalizações vagas - do tipo que dão uma má reputação ao entretenimento; que fazem as pessoas pensarem que filmes otimistas são mentirosos e infantis. Além disso, o filme faz uma confusão perigosa entre ter esperança e ter fé - quando eles falam que as crianças estão deixando de "acreditar", algo importante não fica claro. Na filosofia Disney, quando eles dizem "acredite", "sonhe", isso pode ser facilmente traduzido em "tenha confiança", "propósito", "busque seus objetivos" - valores positivos e saudáveis. Aqui, o conceito está mais próximo da fé religiosa, da crença no sobrenatural, o que torna a mensagem suspeita - é como se a possibilidade de seres mágicos e ocultos fosse a única coisa que tornasse a vida na Terra positiva.


A animação é bem feita e tem um ritmo acelerado - às vezes até demais, atropelando momentos da história que deveriam ter mais importância. Mas dentro do gênero é um filme acima da média - só não chega à seriedade e ao nível estético das produções da Disney/Pixar (em parte por não tratar seus heróis com a devida admiração, transformando o Papai Noel e o Coelho da Páscoa em personagens despretensiosos, comuns em termos de consciência, como se fosse a galera de Madagascar ou A Era do Gelo).

Rise of the Guardians (EUA / 2012 / 97 min / Peter Ramsey)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Como Treinar o Seu Dragão, Happy Feet, O Grinch.

NOTA: 6.5

2 comentários:

Anônimo disse...

Esteticamente, eu acho 'a Origem dos Guardiões' bem melhor que as produções da Disney em computação gráfica. Em "Enrolados" e "Frozen" os personagens mais parecem feitos de plástico. Os melhores filmes de CGI da Disney/Pixar são os que tem protagonistas artificiais, como os Toy Story, Carros e Wall-E; os protagonistas humanos, como em 'Up!' e 'Valente', tem um ar de bonecos de vinil.

Caio Amaral disse...

Lembro que achei bem feita a animação sim.. Não saberia comparar com as da Pixar, pois faz tempo que vi o filme.. Também não gosto quando os personagens parecem de plástico.. Mas enfim, ainda acho que em primeiro lugar vem a direção, o roteiro, os personagens.. E nesse ponto acho que a Pixar está à frente dos outros estúdios..