segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Apesar de se tratar apenas de 1 livro, resolveram transformar numa longa trilogia (por interesses óbvios) essa "prequel" que se passa 60 anos antes de O Senhor dos Anéis. Peter Jackson e boa parte da equipe original permanece a mesma, mas agora a história foca em Bilbo Baggins (Martin Freeman), um hobbit inexperiente e ligeiramente covarde que parte com um grupo de anões numa jornada à Montanha Solitária - território deles que foi invadido pelo dragão Smaug e precisa ser reconquistado.

Se o filme tem uma sensação um pouco menos épica que a trilogia dos Anéis, isso se deve mais ao fato do herói e dos personagens principais serem um grupo mais modesto, menos heróico que o dos outros filmes (embora Frodo e Sam também estejam longe figuras grandiosas). Em termos de produção e história, O Hobbit tem a mesma escala dos filmes dos Anéis. Na verdade, acho a história aqui até mais forte. Em O Senhor dos Anéis, a aventura tinha um objetivo pouco interessante - apenas destruir um anel mágico que a gente mal sabia o que fazia (a mensagem por trás era a de que "o poder corrompe" - Tolkien era cristão então há certos valores na história que vêm da religião). A jornada aqui tem um objetivo mais sólido - recuperar o território e o tesouro que é deles por direito e foi tomado pelo dragão.

É mais uma representação da "Jornada do Herói" - a história mítica do jovem que precisa deixar a proteção do lar pra aprender a ser homem e a se defender sozinho. Assim como os Anéis e Star Wars, o filme se encaixa perfeitamente no "monomito" (quem não conhece os estudos de Joseph Campbell vale a pena dar uma pesquisada). Há várias etapas do monomito que o filme segue à risca como a "Recusa do Chamado", momento em que o herói se recusa a partir na aventura, ou a "Barriga da Baleia", quando o herói passa por uma experiência de quase morte mas escapa milagrosamente (um dos problemas - que talvez venha da influência cristã - é que o herói está constantemente sendo salvo por alguma ajuda sobrenatural ou por pura sorte; heróis que vencem por inteligência e por competência própria são muito mais interessantes, eu acho).


Os efeitos são impressionantes, mas a maior inovação visual aqui vem do filme ser rodado a 48 quadros por segundo (em vez dos 24 habituais), o que dá à imagem uma característica mais fluida e mais próxima da realidade (apenas cinemas selecionados estão exibindo o filme com o "High Frame Rate"). Pessoalmente tenho certas reservas com esse tipo de imagem, pois ela está mais próxima do vídeo e deixa tudo com cara de making of ou de coisa feita pra TV; mas suspeito que isso seja apenas um apego emocional ao jeito que sempre assistimos filmes (não vejo como argumentar logicamente contra os 48 frames).

Mas o importante é que a história funciona - começa devagar, mas vai ganhando força até uma segunda metade espetacular, cheia paisagens de tirar o fôlego e cenas interessantes - como a luta dos gigantes de pedra ou a aparição de Gollum, que dá mais um show de interpretação.

The Hobbit: An Unexpected Journey (EUA, Nova Zelândia / 2012 / 163 min / Peter Jackson)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou das sagas O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Star Wars, etc.

NOTA: 8.0

2 comentários:

Anônimo disse...

Aguardando ainda a adaptação de verdadeiros clássicos da literatura que tem justificativa para fazerem 2 filmes. Que a propósito, li os dois no ensino médio: A Ilíada e A Odisséia.
O filme Tróia de 2004 não conta, pq quem leu o livro sabe que os deuses interferem na história.
Mas o clássico A Odisseia de 1997 com Coppola nos créditos, que muitos dizem ser uma série mas é um filme, é uma das melhores fantasias que eu já vi: Protagonista inteligente, carismático, decidido, líder nato, resolve as situações por conta própria e usando a cabeça. Os efeitos são práticos, os conflitos e objetivos são claros e podemos nos identificar com eles. Eu achei praticamente o oposto do monomito.
Espero que com o filme macbeth, hollywood volte os olhos pra literatura grega clássica e produza algo que preste no gênero fantasia.
Já pensou em uma adaptação literal (sem cenas de ação, falado em cantos e em grego) da divina comédia? Não custa sonhar...

Caio Amaral disse...

Oi.. foi uma minissérie que passou na TV em 2 partes.. ou seja.. basicamente um filme longo.. eu nunca assisti.. e também não li essas obras clássicas, mas gostaria de ver adaptações sérias delas também..! Macbeth está com avaliações positivas no IMDb.. apesar do diretor ser meio novato (o que geralmente me preocupa, hehe). Quero assistir.