terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Indomável Sonhadora

Foi indicado a 4 Oscars (mas não levou nenhum) esse filme de baixo orçamento sobre uma menina chamada Hushpuppy (Quvenzhané Wallis - que com 9 anos é a mais jovem já indicada a Melhor Atriz) que vive com seu pai numa área semi-alagada do Louisiana. É meio que o Preciosa desse ano - um retrato da pobreza, de pessoas vivendo em condições de vida extremamente desfavoráveis, mas tudo mostrado pelo ponto de vista de uma garota inocente, com uma imaginação fértil, que apesar de tudo consegue cultivar certa normalidade e esperança (esse foi o ano em que as pessoas lutaram pra sobreviver num mundo cruel - Indomável Sonhadora, O Impossível, Os Miseráveis, As Sessões, Amor, As Aventuras de Pi...).

A situação é dramática mas falta uma história com mais propósito. As coisas apenas acontecem aos personagens, mas eles raramente buscam algo. Filmes sobre pessoas existindo e sendo vítimas do ambiente raramente rendem boas histórias. O pai é um homem ignorante, violento, que mesmo com o mundo caindo ao seu redor se recusa a ser ajudado, não vai morar em outro lugar, então acaba virando um ser antipático, autor da própria desgraça.


A menina Quvenzhané tem presença, um rosto naturalmente expressivo - especialmente quando está brava. É questionável se merecia a indicação de melhor atriz (se merecia, então a Dakota Fanning já estava na hora do prêmio pelo conjunto da obra), mas não deixa de ser uma performance admirável pra uma criança.

O que destaca o filme é que ele tem certa autenticidade, um estilo diferente, mistura realismo com fantasia (muito do que vemos está apenas na imaginação da menina). Mas essa consagração toda me pareceu um pouco exagerada; apenas uma maneira de dar variedade à premiação, que agora com 10 vagas pra Melhor Filme pode se dar ao luxo de incluir de "azarões" como esse na competição.

Beasts of the Southern Wild (EUA / 2012 / 93 min / Benh Zeitlin)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de O Impossível, Preciosa, Encantadora de Baleias, etc.

NOTA: 7.0

2 comentários:

Tiffany Noélli disse...

É admirável sim uma grande atuação para uma criança, que é o caso dessa esperta menininha. Mas sou contra concorrer ao Oscar. Deve ter um prémio específico para eles, como disse na TNT Rubens Edwald. Concordo com ele!

Caio Amaral disse...

Fico lembrando do Christian Bale em O Império do Sol, Henry Thomas em E.T. - nem foram indicados na época.