quinta-feira, 9 de maio de 2013

A Caça

Drama do dinamarquês Thomas Vinterberg (Festa de Família) sobre um professor de uma escola infantil que tem sua vida virada de cabeça pra baixo quando uma aluna de imaginação fértil diz ter visto suas partes íntimas, fazendo todo mundo imaginar um caso de abuso sexual.

É quase um filme de terror, desses que começam com um personagem honesto, feliz, querido por todos, e de repente surge algo pra destruir sua vida - só que em vez de um assassino ou um monstro, o vilão aqui é algo menos concreto, que pode visto como "a natureza má do ser humano" (se você concorda com essa visão, o filme será um prato cheio).

Num filme melhor intencionado, essa história seria sobre o protagonista enfrentando os obstáculos da melhor maneira possível e tentando provar sua inocência (e caso fosse derrotado no final, seu espírito permaneceria inabalável). Mas como a intenção aqui é provar que o homem tem má índole e que a convivência humana apresenta problemas insolúveis, o protagonista tem que sofrer e ser incapaz de se defender, o que acaba tornando ele e a história um pouco menos convincentes (aliás, a maioria dos filmes que tentam mostrar o homem como vítima tem que criar um contexto muito especial e fazer as pessoas agirem de maneira falsa pra poder dar certo).


A menina diz pelo menos 2 vezes que o cara não abusou dela mas ninguém dá ouvidos, dando a impressão que elas querem que ele seja culpado por algum motivo. E o protagonista nem menciona o desentendimento que houve entre ele e a garota no começo da história, o que poderia explicar em partes a atitude dela (voltando à comparação com os filmes de terror, é como aquela raiva que a gente sente quando um personagem não age de forma lógica - sobe as escadas em vez de fugir pela porta, se colocando ainda mais em perigo).

Há algo na Dinamarca que faz as pessoas adorarem histórias sobre pessoas generosas que são abusadas e destruídas pela comunidade (estou lembrando de Dogville e Dançando no Escuro), mas de qualquer forma isso não anula as qualidades do filme, que é intenso, inteligente, extremamente bem contado e interpretado. Tenho certas questões com a mensagem, mas é uma experiência forte que levanta questões éticas interessantes.

Jagten / The Hunt (Dinamarca / 2012 / 115 min / Thomas Vinterberg)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de A Separação, Dançando no Escuro.

NOTA: 8.0

2 comentários:

Anônimo disse...

Onde você viu esse filme em São Paulo?

Caio Amaral disse...

Está só em 1 sala, no Shopping Frei Caneca. Mas como amanhã é sexta precisa ver se ele continua em cartaz.