sábado, 4 de maio de 2013

Somos Tão Jovens

Filme biográfico sobre Renato Russo que mostra sua trajetória desde a juventude (quando desenvolveu uma doença óssea rara chamada epifisiólise), até a formação da banda Legião Urbana no começo dos anos 80. O roteiro é bem previsível, sem muitas elaborações, e mostra em ordem cronológica os principais acontecimento da vida do cantor, focando em sua personalidade intensa e seu desenvolvimento artístico (o filme acaba quando a banda está prestes a estourar, então não se trata de uma biografia mais completa como foi Cazuza - O Tempo Não Para, por exemplo).

Tecnicamente não é dos mais bem acabados e demora um tempo até a gente se acostumar com as interpretações forçadas, os diálogos artificiais, a edição sem ritmo... O protagonista Thiago Mendonça (que fez o Luciano em 2 Filhos de Francisco) tem expressões exageradas, mas no fim consegue criar um personagem forte e convincente.


O problema de filmes sobre músicos (assim como políticos ou figuras religiosas) é que eles geralmente dependem do quanto você se identifica na vida real com a personalidade retratada - a não ser que haja um ótimo roteiro que supere isso tudo. Como aqui não é o caso, o quanto você vai gostar do filme vai depender muito do quanto você gosta de Renato Russo. No meu caso, acho ele um compositor talentoso, mas que expressa o oposto dos meus valores ou do meu "senso de vida". Apesar das qualidades, acho difícil de simpatizar com seu comportamento arrogante, destrutivo, "contra o sistema" (uma hora ele vai xingar um membro da plateia e chama ele de "burguesinho Coca-Cola" como se fosse a pior ofensa imaginável - como fã de dinheiro e de Coca-Cola eu logo vi que não era o público-alvo do filme).

Mas num certo nível, é possível curtir o filme como uma história de sucesso apenas. Independentemente das ideias dos personagens, é sempre interessante ver pessoas apaixonadas fazendo aquilo que amam e se tornando bem sucedidas.

Somos Tão Jovens (BRA / 2013 / 104 min / Antonio Carlos da Fontoura)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de Gonzaga - De Pai para Filho, Na Estrada, Cazuza - O Tempo Não Para.

NOTA: 6.0

4 comentários:

Thiago P. disse...

Falta um enredo, faltou contar uma história propriamente dita... É um tipo de história que conta com a boa vontade do espectador.

Um exemplo disso é que nenhuma canção tem um momento grandioso, se você não conhecer a história da banda e não souber que foi um sucesso os momentos "grandiosos" do filme são feios e vazios.

Eduardo e Mônica é cantada com as pessoas jogando moedas nele!

A parte do show no sítio é uma coisa boba, uma cena fraca que contradiz a própria letra da música. Isso pra citar apenas dois exemplos.

No geral falta uma grande cena uma espécie de catarse que justificaria toda a história, mas achei o final fraco que da a sensação do filme ter sido em vão.

Você viu aconteceu em woodstock do Ang Lee? É um exemplo que eles poderiam ter usado como referencia, ele cria uma história paralela tão boa e tão interessante que se mostrasse o festival estragaria o filme.

Só uma curiosidade, eu sei que você conhece pouco de musica brasileira. A caracterização de personagens é perfeita são todos assustadoramente parecidos! Se a história fosse boa essa caracterização ficaria em segundo plano...

lcattapreta disse...

o final do sítio faz parecer que o que o filme se refere à amizade do Renato e da Ana, e não é isso.

fora que, como eu falei pro Thiago no cinema rsrsrs, ela tem que ser muito problemática pra perdoar ele por causa de "Ainda é Cedo".

Eu gostei do filme, senti que continuaria assistino a história, mas gostei enquanto especial de tv que reconstitui fragmentos em cenas.

Caio Amaral disse...

É Thiago, o filme conta que a plateia conheça as músicas, saiba da importância de cada uma, etc.. não é o roteiro que cria os grandes momentos (exceto talvez no final quando ele canta Ainda É Cedo pra menina - ali ele usa a música como a resolução de um conflito da história).

Não entendi o que falou sobre a caracterização.. se a história fosse boa ela ficaria em segundo plano pq? Não podia ser uma ótima história E com ótimas caracterizações?

Nunca vi o Woodstock..! O assunto não é dos que mais me interessam, mas como é do Ang Lee tenho curiosidade de ver..!

Oi Laura.. talvez tenham enfatizado a menina pro filme não ficar muito gls e espantar o público, rss. Mas lembra um pouco coisa de TV mesmo.. Li que era pra ser um documentário e mudaram de ideia na pré-produção. Ou seja, não deve ter dado tempo pra escrever um roteiro muito elaborado..

Thiago P. disse...

Na verdade não é um defeito, mas eu acabei prestando mais atenção na caracterização que na história!

O Aconteceu em woodstock não é sobre o festival em si, é tipo um filme de bastidores. Ele nem mostra os shows do festival.