quarta-feira, 15 de maio de 2013

Uma Ladra Sem Limites

Comédia do diretor de Quero Matar Meu Chefe sobre um executivo calmo e correto chamado Sandy (Jason Bateman) que tem sua identidade roubada (e cartões de crédito clonados) por uma mulher em Miami  (Melissa McCarthy) e precisa viajar através do país pra trazê-la até Denver e provar sua inocência (a trama não é das mais convincentes e a gente fica se perguntando se isso tudo seria necessário, ou se um cara como Sandy faria algo tão drástico).

A intenção é a de ser uma dessas comédias onde um personagem excêntrico e divertido vem pra quebrar a normalidade da vida do protagonista, que no começo resiste mas acaba vivendo uma aventura inesquecível e no fim forma-se uma amizade.

O sucesso desse tipo de filme depende em grande parte da "gostabilidade" desse personagem cômico e da química entre ele e o protagonista. O problema aqui é que o filme parece não decidir se a Diana (McCarthy) é pra ser de fato gostável - um personagem que quebra certas normas mas no fundo é bom e inocente (como um personagem da Whoopi Goldberg por exemplo) - ou se é uma espécie de comédia de humor negro onde a protagonista é completamente imoral e a graça está na inversão exagerada de valores. É uma combinação insatisfatória, pois se você está tentando gostar e se importar por Diana (e acho que o filme pede isso), ela te decepciona quando age como criminosa ou faz coisas grotescas (como a cena de sexo no motel). Há uma diferença importante entre quebrar normas leves e agir de má fé.


Há uma cena que achei engraçada no trailer onde os dois estão no carro e Diana começa a fazer imitações das músicas no rádio, irritando Sandy. No trailer parecia divertido, pois a gente assume que os dois são aqueles personagens de personalidades opostas mas que no fundo se complementam e se gostam. Mas vendo a cena no contexto do filme, não há a menor graça, pois a mulher é de fato uma criminosa e ainda não há um laço entre eles - ela está apenas sendo inconveniente (em determinado momento do filme ela se sensibiliza e passa a se importar por Sandy, já o contrário demora demais pra acontecer - precisaria haver algum motivo que justificasse os crimes dela e a tornasse inocente aos olhos de Sandy - e do público).

A impressão que dá é que a história foi inspirada em filmes mais ingênuos com esse mesmo tipo de situação, mas depois foram acrescentados esses elementos grosseiros pra coisa ficar "atual" e seguir a tendência de Se Beber, Não Case, Operação Madrinha de Casamento, etc. É um tipo de comédia que eu gosto e Melissa McCarthy é perfeita pro papel, mas o caráter duvidoso de Diana e a amizade mal resolvida entre os dois acabam tirando parte do prazer.

Identity Thief (EUA / 2013 / 111 min / Seth Gordon)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de Ted, Cada Um Tem a Gêmea que Merece, Quero Matar Meu Chefe, Missão Madrinha de Casamento, etc.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: