quinta-feira, 6 de junho de 2013

Se Beber, Não Case! Parte III

Terceira e última parte da série Se Beber, Não Case (que podia muito bem se chamar A Ressaca) que agora gira em torno do personagem de Alan (Zach Galifianakis), que está com problemas psiquiátricos e concorda em ser internado numa clínica no Arizona desde que seus amigos (o "bando de lobos") os levem até lá.

O problema óbvio do filme é que ele foge da fórmula que foi responsável pelo sucesso do primeiro filme. Era um filme de uma piada só: as loucuras que as pessoas fazem quando estão bêbadas. Aqui não há nada disso (exceto por 1 cena após os créditos, que por sinal foi a maior risada da sessão, comprovando que a mudança de estratégia foi um erro). A história não é essencialmente engraçada; é apenas um filme de crime do tipo Onze Homens e Um Segredo, só que protagonizado por personagens atrapalhados. Mas sem as piadas envolvendo álcool, os roteiristas não conseguiram criar situações igualmente divertidas. E também não chega a ter uma boa história pra funcionar como filme sério (essa história não é do tipo que gera continuações plausíveis, mas já que resolveram fazer, talvez o mais natural fosse se eles passassem do álcool pra algum tipo de droga mais forte, que justificasse consequências ainda mais drásticas; Se Cheirar, Não Case ou algo do tipo).


Eu particularmente já não era de rir das piadas de bêbado, mas agora sem elas, mesmo quem gostou dos outros dois filmes irá ficar desapontado (esse só fez 1 terço da bilheteria do primeiro nos EUA, e tem nota 30 no Metacritic, versus 73 do original).

The Hangover Part III (EUA / 2013 / 100 min / Todd Phillips)

INDICAÇÃO: Apenas pra fãs da série que querem se despedir do "wolfpack".

NOTA: 4.5

Nenhum comentário: