quarta-feira, 3 de julho de 2013

Guerra Mundial Z

Baseado num livro aclamado que reinventou o gênero, o filme pretende mostrar uma história de zumbis mais "séria" e científica, que foca mais nos aspectos políticos da invasão e nem tanto no terror e na violência. Está mais pra um filme como Contágio (os zumbis são tratados como uma pandemia, não como um evento sobrenatural) do que pros clássicos do George Romero (embora haja bastante ação e sustos também).

O filme começa interessante, mostrando um dia normal da cidade de Filadélfia e da família de Brad Pitt (pra criar escapismo, é sempre importante estabelecer uma atmosfera realista). Em pouco mais de 5 minutos, os zumbis já aparecem e o filme vira pura ação. A situação é razoavelmente envolvente, afinal se trata de uma família inocente em perigo, mas fica a sensação de que tudo aconteceu cedo demais no roteiro, antes de conhecermos melhor os personagens (ninguém tem nenhum propósito ou conflito antes de surgirem os monstros).


O roteirista disse que o grande desafio do filme era criar um personagem central, pois o livro não tinha uma narrativa convencional (ele é escrito como se fosse um relatório oficial da ONU). Esse é um dos pontos fracos da história. Senti falta de um herói mais forte, com mais determinação (um pouco porque Pitt tem um jeito tranquilo, manso, não passa o tipo de intensidade e garra de um Tom Cruise ou Schwarzenegger, então acaba sendo pouco convincente vê-lo sobrevivendo a desastres aéreos, lutando com mortos-vivos, etc). Mas o roteiro também não cria grandes possibilidades pra ele. O interessante nesse tipo de filme não é ver que os personagens correm perigo, mas o fato da situação criar oportunidades pro protagonista se superar, mostrar suas virtudes; se não fosse por esses aspectos positivos, seria apenas uma situação desagradável pela qual a plateia não gostaria de passar (SPOILERS: a maior sacada de Pitt no filme é descobrir o antídoto contra os zumbis, o que não é uma descoberta tão brilhante assim, e além disso no final é pura sorte ele conseguir injetar a substância certa).

Ou seja, poderia ser mais intenso, mais divertido, mas ainda assim é um filme honesto e que traz um toque de originalidade pra um gênero já muito explorado nos últimos anos.

World War Z (EUA, Malta / 2013 / 116 min / Marc Forster)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de Contágio, Planeta dos Macacos - A Origem, Guerra dos Mundos (2005), Eu Sou a Lenda

NOTA: 6.5

Um comentário:

renatocinema disse...

Estou querendo assistir ao filme.

A viagem pelos zumbis estão me agradando. Porém, tinha receio que o filme tinha caído no marasmo e você é a segunda pessoa que me fala razoavelmente bem do filme.