terça-feira, 9 de julho de 2013

Truque de Mestre

Suspense com elenco de primeira (Jesse Einsenberg, Woody Harrelson, Morgan Freeman, Michael Caine, Mark Ruffalo) que na verdade é uma variação interessante do "caper film" (filmes sobre roubos ou golpes), pois em vez de criminosos comuns, a história acompanha 4 mágicos talentosos que são convocados por uma figura anônima pra realizar assaltos de maneira que a polícia não possa decifrar nem acusá-los do crime.

A premissa é interessante, os personagens são divertidos, e o filme consegue deixar o espectador envolvido o filme todo (Como será o próximo assalto? Eles serão pegos ou não? Quem é o homem misterioso que planejou tudo?). Há 2 problemas no entanto que estragam um pouco o aproveitamento da história.

1) O filme apresenta os mágicos como heróis carismáticos que estão sempre superando os policiais, e espera que a gente vibre cada vez que eles fazem o personagem do Mark Ruffalo de bobo. Mas pro espectador, eles estão de fato cometendo crimes! A polícia não é mal intencionada e está apenas fazendo o trabalho dela. Não há muito motivo pra gente ficar do lado deles (a atitude Robin Hood de que eles estão roubando de milionários pra dar o dinheiro pro povo torna tudo ainda mais incorreto).


2) Mais pro final, a trama fica confusa - há um excesso de reviravoltas e pontas soltas que acabam sendo frustrantes. As melhores surpresas em filmes vêm de ideias simples, que clarificam a trama e criam mais empatia por algum personagem central. Aqui é como se o filme quisesse parecer mais esperto que a plateia - a sensação no fim não é a de uma mágica fascinante, mas a de um golpe.

Ainda assim, a história diverte, prende a atenção, o elenco funciona... É o tipo de filme que entretém o público e questões como as que apontei são ignoradas pela maioria das pessoas.

Now You See Me (França, EUA / 2013 / 115 min / Louis Leterrier)

INDICAÇÃO: Quem gostou de O Grande Truque, Onze Homens e Um Segredo (e as continuações), Uma Saída de Mestre, etc.

NOTA: 6.5

2 comentários:

lcattapreta disse...

Parece novela com final alternativo, a história não interfere em nada na conclusão

Caio Amaral disse...

Haha, pois é.. Acho sempre chato quando a surpresa requer vários flashbacks e explicações verbais.. Já nem lembro direito o que houve. E o que acontece depois no carrossel?!