quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Percy Jackson e o Mar de Monstros

Segundo filme da série baseada nos livros de Rick Riordan, que acompanha Percy Jackson (filho de Poseidon) e seus amigos também semideuses na busca do Velocino de Ouro, um artefato mágico necessário para proteger o Acampamento Meio-Sangue (que é o equivalente à Hogwarts deles - aliás, tudo aqui parece uma tentativa de repetir o sucesso de Harry Potter, infelizmente a escrita não está no mesmo nível).

Uma das coisas que atrapalham o filme (e que eu também já não gostava muito nos filmes do HP) é que o protagonista não tem uma motivação pessoal forte. Ele age porque tem uma obrigação, porque tem que cumprir uma profecia, um destino, mas não por um desejo pessoal com o qual possamos nos identificar, então a história acaba não sendo tão envolvente quanto poderia ser (além disso os personagens não têm muita personalidade e não formam um time muito interessante).


O grande problema do filme no fundo é o nível fraco de talento e de criatividade. Foi algo que discuti na crítica de Lanterna Verde: alguns filmes simplesmente não têm uma boa noção do que é atraente ou não, e acabam apresentando uma série de ideias ruins, personagens fracos, locações desinteressantes, cenas de ação pouco memoráveis (por exemplo: o touro mecânico que invade o acampamento no começo do filme, a garrafa térmica que dirige o bote, o monstro feito de placas flutuantes, o acampamento em si, etc, etc, etc). O filme é uma série contínua de ideias fracas. É algo meio abstrato mas que envolve o filme como um todo - e que às vezes é a diferença entre um filme de 1 bilhão de dólares e um outro que fracassa (P.S. não quero sugerir que eu saiba qual é esse segredo, apenas que uma característica admirável dos filmes de sucesso é que eles estão repletos de boas ideias).

Percy Jackson: Sea of Monsters (EUA / 2013 / 106 min / Thor Freudenthal)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de Eu Sou o Número 4, Lanterna Verde, As Crônicas de Nárnia, As Crônicas de Spiderwick, A Bússola de Ouro, etc.

NOTA: 4.5

2 comentários:

lcattapreta disse...

Eu não vi o primeiro, e achei o segundo uma vergonha em termos de premissa (os adolescentes serem filhos de deuses mitológicos).
Mas eu achei as criaturas (o boi, o cavalo marinho e o chronos) incrivelmente bem feitos e criativos visualmente. São as melhores criações em 3D que eu vi ultimamente em filme.

Caio Amaral disse...

Oi Laura..! Bem feitos em termos de 3D tb achei, mas em termos de ideias não gostei tanto desses bichos.. o touro por exemplo não achei assustador pois era apenas um monte de engrenagem (e na hora não ficou claro pra mim quem construiu aquilo).. o monstro gigante não achei que fazia sentido ele ser feito de fragmentos flutuantes.. enfim, acho que é questão de gosto.. teria preferido algo menos criativo, mas que fizesse mais sentido.. de repente vc dá mais valor pra originalidade do que eu, hehe.