segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Blue Jasmine (anotações)

- Ideia legal de mostrar em flashbacks a vida de Jasmine quando era rica.

- Cate Blanchett está ótima. Mesmo quando menos ambiciosos, filmes do Woody Allen sempre têm ótimos atores, personagens, situações envolventes, diálogos interessantes... Falam de dramas que são íntimos pra qualquer um - problemas financeiros, relacionamentos, família, status social, questões de auto estima, etc. É como ir na terapia, onde você só fala sobre temas pessoais e relevantes... Ou conversar com um amigo inteligente, cheio de insights sobre psicologia e comportamento humano.

- Filme tira sarro de losers, pessoas sem noção - expõe comportamentos patéticos ou inapropriados que observamos no dia a dia mas não comentamos... É daí que vêm muitas das risadas. Também do mau humor de Cate... Woody é expert em personagens neuróticos e mal humorados.

- SPOILER: Filme acaba de maneira incerta, sem dizer o que vai acontecer com Jasmine. Achei meio frustrante, queria mais uns 10 minutos de história!

CONCLUSÃO: Embora menos original e criativo que os últimos de Woody, ainda é uma comédia dramática inteligente, cheia de bons atores, personagens e conteúdo psicológico.

(Blue Jasmine / EUA / 2013 / Woody Allen)

FILMES PARECIDOS: Antes da Meia-Noite, Para Roma com Amor, Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, etc.

NOTA: 8.5

8 comentários:

Stella disse...

Só 7,5 Caio! Amei cada minuto de "Blue Jasmine", mas gosto é gosto.

Caio Amaral disse...

Tb adorei ver Stella..! Mas na hora de dar a nota fico pensando - foi o melhor filme que poderia ter sido dentro de seu gênero? O mais criativo, com as cenas mais inesquecíveis, os diálogos mais bem escritos, o melhor final, etc? Nesse contexto achei um Woody Allen muito bom, mas não daria um 10 como dei pra Annie Hall, por exemplo...! Bjs.

lcattapreta disse...

Nossa, eu achei INCRÍVEL, o "já ganhou" de atriz do ano rsrs

E no final eu descobri porque o filme acabou ali, é uma teoria pessoal e instransferível, mas aqui vai: o filme acaba aonde começa Um bonde chamado desejo :D

Caio Amaral disse...

Oi Laura.. A Cate está fantástica mesmo.. No mínimo a indicação merece..!

Um Bonde Chamado Desejo? E ela mudaria de nome de novo e se tornaria a Blanche DuBois? Hahah.. Acho que você vai gostar dessa matéria:

http://literatortura.com/2013/11/12-interpretacoes-de-filmes-que-voce-provavelmente-nao-tinha-considerado/

lcattapreta disse...

Digita "blue jasmine streetcar named desire" no google rsrsrs
Eu ia mandar um link, mas tem vários :D

Thiago P. disse...

A Cate Blanchett está tão bem que fica parecendo aqueles "filmes de atriz". Eu fico me perguntando se é ele quem escolhe, ou se ele escreve pensando na atriz/ator. E como ele pode acertar tanto e ter escalado o Colin Farrel no "O Sonho de Cassandra" rrssr

Mas é um filme impressionante! Assistindo eu não percebi as semelhanças com "Um bonde chamado desejo", mas eu li algumas críticas que consideram o filme até uma adaptação/releitura!

Thiago P. disse...

Esse blog aqui explica todas as referências. Inclusive que a Cate Blanchett e o Alec Baldwin já interpretou "Um bonde chamado desejo no teatro" em Nova Iorque.

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2014/01/critica-blue-jasmine-um-bonde-chamado.html

Anônimo disse...

Eu também gostei muito