sábado, 9 de novembro de 2013

Capitão Phillips (anotações)

- Curioso mostrarem o ponto de vista dos piratas; invasão ao navio não ser uma surpresa mostrada apenas pelo ponto de vista das vítimas (mas filme não tenta fazer a gente sentir empatia pelos bandidos, aceitar a atitude deles, o que é bom - eles continuam sendo criminosos).

- Locação interessante do porto no começo do filme (containers, etc). Não lembro de outro filme que tenha retratado esse tipo de ambiente / profissão.

- Situação fica tensa a partir do momento em que o Tom Hanks percebe que serão atacados.

- Filme enfatiza a inteligência do capitão. Não é o tipo de suspense que quer apenas fazer você passar por uma experiência desagradável. Ele é no fundo sobre a competência do personagem. Conflito serve como oportunidade pra Phillips brilhar, o que dá um motivo pra querermos acompanhar a história.

- SPOILER: Boa ideia de quebrar vidros pros bandidos pisarem! É tipo um Esqueceram de Mim só que sério.

- Roteiro ótimo até a metade do filme. Situação sempre mudando.

- Trecho no baleeiro menos interessante que a primeira metade do filme. Pouca coisa acontece até chegar a marinha (e daí fica meio previsível que os bandidos não conseguirão escapar - interesse diminui).

- Mais pro final filme fica parecendo propaganda da marinha, como se a finalidade não fosse contar uma história, mas mostrar a superioridade militar americana.

- Hanks um pouco exagerado no fim, eu achei. Pra alguém que o tempo todo esteve tão tranquilo, controlado, parece estranha essa reação desesperada.

CONCLUSÃO: Suspense eficiente, bem produzido, embora não tenha uma dimensão artística ou um conteúdo intelectual mais interessante.

(Captain Phillips / EUA / 2013 / Paul Greengrass)

FILMES PARECIDOS: Invasão à Casa Branca, O Ultimato Bourne, Vôo United 93.

NOTA: 7.0

2 comentários:

bruno knott disse...

Acho que a cena final do Tom Hanks é mais do que apropriada, afinal ele estava em estado de choque após passar por uma situação das mais extremas. Ele se manteve calmo na maior parte do tempo, mas o desespero vai aumentando gradativamente, até estourar no momento em que ele fica no meio do fogo cruzado. Um pouco antes ele já estava dizendo "Eu desisto, eu desisto" Ele estava pronto pra morrer já, pois sabia que a ação da marinha poderia dar errado. E além do mais, o Tom Hanks consultou o próprio capitão. Não houve exagero, na minha opinião.

Caio Amaral disse...

Não digo que seria estranho na vida real alguém ter uma reação intensa, descontrolada, como a de Hanks. Mas dentro do contexto do filme (que estava tentando criar um personagem heroico, racional, totalmente controlado), não achei agradável vê-lo desesperado, perdendo o controle no fim. Teria preferido uma emoção mais contida.. Mas isso é apenas um detalhe.. Não tirei pontos do filme por causa dessa cena, hehe.