segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Mordomo da Casa Branca (anotações)

- Excêntrico o diretor incluir seu nome no título do filme, ainda mais quando ele não é também o autor da história.

- Um prazer ver Cecil trabalhar. O capricho, a dedicação... Não tem como não lembrar do Anthony Hopkins em Vestígios do Dia.

- Elenco cheio de astros e performances muito boas e naturais. Todo mundo tem uma personalidade muito bem definida e convincente.

- Cena em que os negros vão comer na lanchonete bem forte. Poucas vezes vi o conflito entre negros e brancos tão bem ilustrado num filme. E que ótima maneira de contar a história - através dos criados da Casa Branca.

- Protagonista não é dos mais fortes pois não tem muito o que fazer a não ser presenciar a história de maneira passiva. Mas como vimos a infância dele, entendemos por que ele não quer se envolver com política.

- Interessantíssima a fala de Martin Luther King sobre o papel "subversivo" dos mordomos.

- Conflito entre pai e filho forte e palpável (a discussão sobre Sidney Poitier é ótima). E entendemos os dois lados, o que torna tudo mais envolvente.

- Esse diretor é incrível com atores. Todos estão muito bem. Oprah me surpreendeu. Também Forest Whitaker, Terrence Howard, Cuba Gooding... Elijah Kelley (filho mais novo) hilário na cena da prisão.

- SPOILER: Reencontro bonito entre Cecil e Louis durante o protesto. Apesar das diferenças, filme consegue fazer a gente torcer pra que eles se entendam.

- Ideia perigosíssima promover o Obama na história!! Certeza que esse é o motivo do filme não ter sido mais aclamado. Estava tudo muito correto até agora. Filme fica parecendo propaganda política e certamente irá afastar os que não simpatizarem por ele. E compromete um pouco os protagonistas - dá a ideia de que eles apoiam o Obama não por suas ideias, mas pelo simples fato dele ser negro.

CONCLUSÃO: Filme bonito e caloroso sobre os conflitos raciais, contado por um ângulo original e com ótimo elenco e reconstituição de época.

(Lee Daniels' The Butler / EUA / 2013 / Lee Daniels)

FILMES PARECIDOS: Lincoln, Histórias Cruzadas, Bobby, A Cor Púrpura.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: