sábado, 23 de novembro de 2013

Sobrenatural: Capítulo 2 (anotações)

- Sequência de abertura muito boa. Gostei que a médium não fica surpresa ao se deparar com espíritos. Ela age como um investigador (é o trabalho dela, fantasmas não são uma surpresa). Trás mais realismo pra cena, estranhamente.

- Todas as cenas de suspense são muito bem dirigidas! James Wan - melhor diretor de terror da atualidade! Está fazendo do susto uma nova forma de arte.

- Legal ter atores como Barbara Hershey no elenco - trás certa seriedade a um gênero que geralmente não é levado a sério. Invocação do Mal também foi bom nesse sentido.

- Hospital abandonando que eles visitam: um pouco irreal, pois o lugar não teria por que parecer uma casa mal assombrada. Sequência tem alguns truques baratos.

- SPOILER: Pai possuído querendo matar a família + crianças vendo espíritos: alguns elementos da trama lembram muito O Iluminado. Cena do Patrick Wilson quebrando a porta também - essas coisas tiram a gente da cena, pois vemos que é uma repetição de um outro filme, o que quebra um pouco a tensão.

- SPOILER: Mortos sentados e cobertos com panos - outra imagem forte! Filme não é bom apenas em dar sustos - ele tem umas ideias muito sinistras...!

- Alivio cômico em momentos inapropriados às vezes (não gosto quando há piadas em cenas realmente tensas, onde a gente está querendo curtir o terror da situação).

- O "outro mundo" tem uma qualidade de sonho que eu adoro (fumaça, cenários estilizados, etc).

- Meio difícil de acompanhar a trama no final, embora seja interessante a maneira em que os universos paralelos se conectem.

- SPOILER: Senti falta do monstro da cara vermelha do primeiro filme - que pra mim foi um dos melhores sustos da história.

CONCLUSÃO: Sustos mais fortes e ideias mais interessantes que Invocação do Mal (também de James Wan), embora ainda abuse de alguns clichês. Um dos melhores de terror do ano.

(Insidious: Chapter 2 / EUA / 2013 / James Wan)

FILMES PARECIDOS: Invocação do Mal, Os Escolhidos, Atividade Paranormal, Sobrenatural.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: