sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O Hobbit: A Desolação de Smaug (anotações)

- Produção top, efeitos de primeira, fotografia bonita, locações fantásticas, atores sérios. Tudo isso dá um ar de importância ao filme que o torna atraente independentemente da história (pelo menos até certo ponto). Entretenimento que se leva a sério (compare com uma saga como Crepúsculo, que parece tola nos efeitos, atores, diálogos, etc).

- Não há conflitos muito fortes além da ação física, e personagens não são muito interessantes (falta um protagonista forte; filmes sobre grupos geralmente são vagos e menos envolventes). Mas pelo menos a história é clara. Sabemos onde eles têm que chegar e que obstáculos precisam enfrentar.

- Sequência das aranhas muito bem feita!!

- Ideia de escapar dentro de barris divertida, mas as lutas deixam a desejar. Detesto esses personagens ultra habilidosos que sempre que aparecem esquartejam dezenas de adversários em segundos e sem nenhum tipo de esforço. É um nível de força e precisão totalmente impossível que destrói a realidade das cenas.

- Um pouco monótono o filme, no sentido de que o tom emocional é sempre o mesmo: "algo terrível está prestes a acontecer". Filme são 2 horas e meia de pessoas falando em tom sério e aguardando o próximo perigo. Cria certo suspense, mas não é o bastante (falta variedade, emoções positivas, etc). Outro problema: filme cria situações difíceis para os personagens, mas os tira de maneira fácil e desinteressante (sempre há uma arma especial, uma planta mágica, alguém fora de quadro que mata o vilão no último momento, etc). Isso impede a gente de sentir orgulho dos personagens.

- Ausência de surpresa também me entedia. Tudo é muito previsível (em termos visuais, de narrativa; os personagens são exatamente os arquétipos que aparentam, etc).

- Dragão muito bem feito! Cara assustadora.

SPOILER: Por que o ouro está sólido mas vira líquido de um segundo pro outro? E por que o dragão consegue se livrar tão facilmente? Final frustrante.

CONCLUSÃO: Produção de primeira com algumas cenas de ação bem feitas, mas pobre em narrativa, direção, personagens, etc.

(The Hobbit: The Desolation of Smaug / EUA, Nova Zelândia / 2013 / Peter Jackson)

FILMES PARECIDOS: Oz: Mágico e Poderoso, Branca de Neve e o Caçador, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, O Senhor dos Anéis.

NOTA: 7.0

4 comentários:

marllon breno disse...

Sobre a falta de "realidade" nas cenas de luta (especificamente na dos barris).Bem, é uma adaptação de Tolkien, o maior nome da literatura fantástica. Definitivamente não é real. E nem tem o propósito de ser.

Caio Amaral disse...

Oi Marllon.. eu parto do princípio que a intenção do diretor era fazer o público acreditar na história e nos eventos que estavam acontecendo na tela (não "acreditar" de fato, mas se permitir crer naquilo por agumas horas, assim como nos permitimos curtir um número de mágica, etc).. Essa é a essência do escapismo.. Se não fosse essa a intenção, não haveria motivos de se fazer efeitos especiais tão realistas, por exemplo.. Ou seja, pra "acreditarmos" nesse tipo de fantasia, ela precisa ser abordada com o máximo de respeito possível pela lógica e pelas leis naturais, eu acho, se não o truque perde o efeito. Abs.

marllon breno disse...

Entendo o posicionamento. Mas acho que isso deve ser analisado junto ao propósito do filme. Acho que a parte técnica do filme, efeitos, os personagens e até o protagonista (que é superior ao Frodo que é um chaaaaato) cumprem bem o propósito do filme que é entreter. A minha crítica ao "O Hobbit" é sobra a opção do estúdio de fazer uma trilogia para adaptar um livro pequeno. Dois filmes contariam a história de forma satisfatória e não deixariam espaços abertos para incoerências e sequencias arrastadas !

Caio Amaral disse...

Sim no geral minha avaliação do filme foi positiva.. Foram só algumas cenas que achei que podiam ter sido dirigidas de uma maneira melhor.. Mas a das aranhas por exemplo já achei bem tensa..

Ah, depois do último Harry Potter parece que virou moda isso de dividir os filmes em várias partes.. Financeiramente é interessante pros estúdios né..?? Mas quando prejudica o filme acho injustificável..