quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A Grande Beleza (anotações)

- Estilo parece ser o destaque do filme. Movimentos de câmera, ritmo, direção de atores - tudo é extremamente excêntrico, surpreendente, o que o torna divertido de assistir. Gosto da intenção, mas acaba parecendo aleatório, exibicionismo do diretor, pois não está ligado ao conteúdo.

- Hilária a performance da cabeçada no muro. Filme está zombando dos artistas modernos.

- Naturalismo: personagem sem objetivo / história sem estrutura. Filme pula de um evento para o outro e inclui cenas de maneira aleatória. A intenção é explorar personalidades e expor um estilo de vida. Mas caracterizações são bem feitas.

- Diálogos muito vigorosos (como quando Jep ataca a mulher na roda de amigos). Mas não gosto pessoalmente do protagonista, que é extremamente cínico. Se a intenção do filme é retratá-lo negativamente, então está sendo bem sucedido.

- Clara a influência de Fellini e A Doce Vida.

- História só seria defensível sob o ponto de vista de que o filme está tirando sarro e criticando essas pessoas (inclusive o protagonista). Mas não há de fato um julgamento. Jep é retratado como se fosse sábio, tivesse algum tipo de maturidade por aceitar a própria decadência.

- Filme se mantém interessante porque tem sempre algo de exótico acontecendo na tela. Girafas, flamingos, anões... Colocaram até o Costa Concordia. Subconscientemente, o diretor parece ter um desejo de entreter, manter as coisas sempre divertidas e interessantes - mas num nível mais consciente (na história que resolveu contar) ele diz de fato que a vida é um tédio e o homem é desprezível.

- Jep é um cínico completo. Não tem nada que considere importante na vida. Ele despreza o amor, o sexo, a arte, a religião, os amigos com os quais anda, as festas que frequenta, a própria carreira. O engraçado é que, pra muita gente, isso faz ele parecer "sofisticado", "intelectual", mas na verdade é uma pessoa extremamente frustrada e infeliz.

CONCLUSÃO: Estilo torna o filme original e interessante de assistir, mas pessoalmente não gosto dos personagens e da filosofia por trás da história.

(La Grande Bellezza / Itália, França / 2013 / Paolo Sorrentino)

FILMES PARECIDOS: A Doce Vida.

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: