sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Álbum de Família (anotações)

- Meryl Streep dá show desde a primeira cena! Incrível como ela é expressiva e a cada segundo está fazendo algo curioso com o rosto / corpo / voz que transmite uma ideia e torna a cena mais interessante.

- Elenco espetacular! Meryl, Julia Roberts, Abigail Breslin, Ewan McGregor, Benedict Cumberbatch.. Filme é um desfile de atores e personagens interessantes. Só se o roteiro for muito ruim pra estragar.

- Filme consegue tornar uma situação trágica (sumiço do pai, brigas de família, etc) fascinante e divertida de alguma forma. Primeiro porque há bastante humor... Além disso os personagens principais são inteligentes, cheios de personalidade, os ambientes são bonitos, os diálogos são divertidos...

- Há algo de atraente em ver essa família discutindo e vivendo situações trágicas. O filme não se torna negativo (talvez por que, pra mim, conflito/drama já seja uma qualidade - por ser o oposto da monotonia, do tédio). Pra maioria das pessoas, as relações familiares nunca chegam a esse nível de intensidade. Nós raramente vivemos situações onde mães e filhas saem no braço durante o almoço, etc. No dia a dia, mesmo quando há problemas, as pessoas costumam ser mais tímidas, os assuntos polêmicos são evitados, as verdades não são ditas, etc. Por mais incômoda que seja a situação, ainda assim é interessante ver essa família aparentemente convencional virando de cabeça pra baixo.

- É brutal a honestidade dos personagens. Eles falam de maneira direta, sem nenhum medo de ferir os sentimentos dos outros. Lembra a violência de Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, mas menos deprimente - e os personagens não chegam a perder a dignidade.

- Julia Roberts muito boa na cena em que ataca Meryl!

- Ótima a história que a mãe conta sobre as botas que queria ganhar quando jovem. Sugere de onde vem a agressividade dela.

- SPOILER: Roteiro não tem muito propósito / direção (principalmente depois que morre o pai), mas tem reviravoltas e se mantém interessante até o final.

CONCLUSÃO: Drama familiar típico mas que se destaca pelos bons personagens, diálogos e o elenco estelar.

(August: Osage County / EUA / 2013 / John Wells)

FILMES PARECIDOS: O Casamento de Rachel, Em Seu Lugar, Do Jeito que Ela É, Um Amor Verdadeiro.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: