sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O Lobo de Wall Street (anotações)

- Personagem desprezível, fútil, imoral - mas apresentado de maneira positiva, carismática, como se ele tivesse uma sabedoria especial digna de admiração (ele não é mostrado como um coitado, incapaz de funcionar na realidade). Ou seja, filme contempla valores negativos: o mal sendo eficaz.

- As pessoas devem achar que isso é o capitalismo: um bando de pessoas corruptas que só pensam em dinheiro e estão dispostas a trapacear os outros para consegui-lo. Filme quer jogar tudo dentro de um mesmo saco e fazer a plateia acreditar que o dinheiro é mau, que o sucesso é mau, que os EUA são maus, etc. Não sugere que o protagonista é que está errado e que poderia ter ficado milionário de maneira honesta se tivesse competência. A mensagem é: se você quer se dar "bem" na vida, você precisa ser corrupto.

- Protagonista tem visão intrínseca de valores - acha que a felicidade está no dinheiro em si (então é capaz de trapacear para consegui-lo), ou na sensação de prazer em si (então é viciado em drogas), ou na beleza em si (então casa com a mulher mais bonita que encontra).

- DiCaprio fica bem quando é forte, agressivo, está fazendo discursos, etc. Mas não funciona quando quer ser engraçado / extrovertido. Parece ir contra a natureza dele.

- História não tem estrutura, direção. Simplesmente vai mostrando episódios da vida de Jordan porque eles aconteceram na realidade, mas não há um tema abstrato que vai sendo desenvolvido, aspectos psicológicos do personagem que vão sendo revelados, etc... Então filme é monótono. São 3 horas de pessoas histéricas fazendo coisas imorais. 10 episódios a mais ou a menos não mudariam muita coisa.

- Filme quer se passar por crítica inteligente, mas na verdade não avalia os personagens negativamente (pelo menos o protagonista); apenas mostra o que ele faz com um tom irônico.

- SPOILER: No fim Jordan faz sucesso dando palestras sobre como vencer na vida. Puro cinismo. Ao mostrar a plateia inocente olhando pra ele admirada, o filme está dizendo "vejam essas pessoas estúpidas cheias de ambição - mal sabem elas do que há de podre por trás do sucesso".

CONCLUSÃO: Scorsese e elenco dão certa sofisticação pro filme, mas roteiro é superficial e personagens e valores são lamentáveis.

(The Wolf of Wall Street / EUA / 2013 / Martin Scorsese)

FILMES PARECIDOS: O Grande Gatsby, O Homem da Máfia, Os Infiltrados, Os Bons Companheiros.

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: