sábado, 25 de janeiro de 2014

Philomena (anotações)

- Primeiro encontro entre Philomena e Martin muito bom! Divertido ela não rir da piada do O Mágico de Oz e depois rir da história da mãe dele. Mostra que ela tem uma personalidade única e imprevisível. Queremos conhecê-la melhor.

- Freiras sempre dão boas vilãs!!

- Mistério do destino da criança envolvente. Quem será que a adotou? Será que foi a Jane Russell?

- Martin é um pouco cínico e chato. Mas o fato dele resistir no começo à ideia de contar uma história de "interesse humano" faz a gente torcer pra que ele se envolva com Philomena e encontre uma história fantástica pra escrever.

- SPOILER: Judi Dench está simplesmente adorável. Demais ela contando a história do livro que leu pra Martin... ou a reação que ela tem ao descobrir que o filho era gay. Filme é um show de caracterização - mas não deixa de ter uma trama estruturada (não é Naturalismo).

- SPOILER: Depois que ela descobre que o filho já morreu, interesse na história não diminui, pois ainda é importante pra Philomena saber se o filho lembrava e se importava por ela.

- SPOILER: Surpresa final muito boa! Confronto com a freira também. Ela é um personagem assustador. Se castrou tanto por causa dos valores da religião que tem um ódio mortal de qualquer pessoa que aproveite os prazeres da vida e seja feliz.

- SPOILER: Eu jamais teria perdoado a freira no final. Mas entendemos a atitude de Philomena por causa da educação dela.

CONCLUSÃO: Não há um tema muito profundo, mas é uma história envolvente (baseada em fatos), bem contada, com ótimos personagens e atores.

(Philomena / Reino Unido, EUA, França / 2013 / Stephen Frears)

FILMES PARECIDOS: O Mordomo da Casa Branca, Histórias Cruzadas, Julie & Julia, Conduzindo Miss Daisy.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: