domingo, 9 de fevereiro de 2014

A Menina que Roubava Livros (anotações)

- Produção maravilhosa! Imagens muito bonitas - e trilha do John Williams é sempre um encanto pros ouvidos.

- Menina principal muito linda e carismática. Lembra um pouco a Drew Barrymore quando era criança. Filme consegue criar uma empatia imediata por ela (a sede por conhecimento + o fato dela não saber ler, sofrer bullying, etc).

- Relação dela com o pai adotivo muito doce e pura. Até por haver o contraste com a mãe que é dura e pouco afetuosa.

- Tema do filme (vida sob o nazismo) não tem nada de novo, mas o nazismo visto pelo ponto de vista de alemães inocentes é um ângulo diferente e interessante (O Menino do Pijama Listrado tinha um pouco disso, mas aqui o tema é explorado de uma forma mais ampla).

- Narração feita pela Morte parece deslocada. É algo fantasioso demais pra essa história, e além disso o tom de ironia não combina com o resto do filme.

- Interesse incomum dela por livros se torna compreensível após as primeiras cenas na escola, pois vemos que ler pra ela significa não ser mais considerada burra, não ser mais humilhada, etc.

- Amizade entre ela e Max também é muito doce, assim como a dela com o pai. Adoro o fato de Max ser grato e não reclamar, mesmo vivendo em condições terríveis. Personagens são muito íntegros.

- Falta talvez um objetivo mais específico pra protagonista. Roteiro acaba sendo meio episódico - não sabemos direito se há uma mensagem ou pra que direção ele está indo.

- Legal como a Emily Watson começa como uma megera mas depois se transforma. Boa forma de enfatizar o espírito de benevolência do filme.

- Assim como a narração, o final também parece estranho e forçado. É algo ousado demais pra um filme tão convencional e pouco intelectual.

CONCLUSÃO: Tem alguns problemas de tom, mas em geral é um drama bem intencionado e bem produzido sobre o nazismo, contado por um ponto de vista diferente.

(The Book Thief / EUA, Alemanha / 2013 / Brian Percival)

FILMES PARECIDOS: Cavalo de Guerra, O Caçador de Pipas, A Vida É Bela, Império do Sol, etc.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: