sábado, 22 de fevereiro de 2014

Clube de Compras Dallas (anotações)

- Personagem nada admirável. Promíscuo, ignorante, inconsequente, etc. E pra piorar pega AIDS e vai morrer em 30 dias. A princípio não estou nada interessado em ver essa história.

- Matthew está bem e impressiona principalmente pelo físico. Não sei se ele está muito melhor do que sempre foi como ator (não achava ele ruim), mas com esse visual a performance parece bem mais marcante e corajosa.

- Conflito básico da luta pela sobrevivência garante um interesse mínimo pela história. O personagem não buscou por isso, então simpatizamos por ele.

- Jared Leto também está impressionante pela transformação física. Mas não sei se, fora isso, é uma grande performance dele. Me parece meio caricato e distante, talvez por culpa do roteiro, que não desenvolve bem o personagem.

- História melhora bastante depois que Matthew monta o clube e começa a lutar contra o governo pra distribuir os remédios. Ele fica limpo das drogas, passa a ter uma meta nobre - agora há um motivo melhor pra gente querer ver o filme.

- Não é só a aparência, Matthew realmente está bem!

- Interessante ele chamar a Jennifer Garner de "Nurse Ratched" - o filme lembra um pouco Um Estranho no Ninho mesmo e dramas dessa época.

CONCLUSÃO: Simples em termos de produção, direção, etc, mas um bom drama de sobrevivência com uma performance sensível de Matthew.

Dallas Buyers Club / 2013 / Jean-Marc Vallée

FILMES PARECIDOS: Milk - A Voz da Igualdade, Um Estranho no Ninho, Perdidos na Noite.

NOTA: 7.0

2 comentários:

gabriel macedo disse...

é bem o tipo de filme que eu também não tenho interesse logo de cara. primeiro porque já trata de um assunto que me parece bobo (ainda mais do jeito que você falou) sob o ponto de vista de um homem preconceituoso e não carismático. eu sempre prefiro filmes com protagonistas femininos

no entanto, quero dizer que quebrei a cara com esse porque eu não apenas gostei muito dos personagens do mcconaughey e do leto, mas também bastante do único personagem-mulher de importância no filme: jennifer garner sempre vai dar conta pra mim porque eu sou fã desde muito tempo atrás. eu realmente gostei da evolução da personagem, além de qualquer coisa

acho que o roteiro dá chance para todos eles crescerem e tem uma história boa. eu fiquei cansado no decorrer da história porque achei que se arrastou um pouco e se repetiu algumas vezes, mas disse tudo o que precisava dizer e ainda por uma causa muito bonita e cheia de significado pra mim. é um desses filmes que me preocupou, especialmente, e um daqueles de que você sai com um peso no corpo, e isso é um ótimo sinal, sob meu critério!

sensível, corajoso e arrogante

Caio Amaral disse...

Oi Gabriel..! Também saí do filme com um certo peso.. e ao mesmo tempo aliviado por lembrar que eu não tenho nenhuma doença grave..! Rsss. Não é meu tema favorito, mas gostei do filme pois apesar de ele ser sobre um homem condenado à morte, não é como "Biutiful", "Amour" ou filmes do gênero que só servem pra contemplar a morte.. Nesse filme a doença acaba de certa forma fazendo bem ao personagem.. dá a ele uma razão de viver, e o filme foca nesse aspecto positivo.. por isso achei válido. Se fosse apenas sobre um homem degenerando passivamente eu não teria gostado tanto. Abs!