domingo, 16 de fevereiro de 2014

Operação Sombra - Jack Ryan (anotações)

- Filme cria empatia pelo personagem logo nos primeiros minutos. Explica a motivação dele, mostra suas forças, suas vulnerabilidades também. Chris Pine faz bem esse tipo de herói.

- Boa a apresentação do vilão (criando suspense antes de mostrar o rosto dele).

- Uau, Kenneth Branagh além de diretor é o vilão do filme?

- Trama é distante e pouco envolvente. Filme não consegue tornar o tema político uma questão dramática e interessante pra plateia... O maior interesse mesmo é ver as cenas de ação e o herói se superando.

- Luta no banheiro do hotel muito bem feita. Gosto que a briga inclui elementos de banheiro (usar a água da banheira pra tentar afogar o cara, etc). Detalhes interessantes que um diretor pior não incluiria: o som de zumbido após a arma ser disparada muito próxima ao ouvido de Jack; os segundos em que Jack olha para o corpo do cara depois que ele morreu e parece refletir sobre o que fez (não trata o capanga como um objeto insignificante como muitos filmes fazem).

- Suspense bom quando Jack sai do restaurante pra invadir o computador do Viktor.

- SPOILER: Esposa raptada - filme sofre de certo excesso de clichês. Mas a ideia de estourar a lâmpada na boca é diferente e sinistra!

- SPOILER: Uau, sequência final da bomba muito intensa! Apesar da trama desinteressante, as sequências de ação são bem feitas e salvam o filme.

- Legal a sutileza no final de só mostrar a mão do presidente.

CONCLUSÃO: Thriller convencional e cheio de clichês, mas que ganha certa força pela direção competente de Kenneth Branagh.

(Jack Ryan: Shadow Recruit / EUA, Russia / 2014 / Kenneth Branagh)

FILMES PARECIDOS: Jack Reacher - O Último Tiro, O Legado Bourne, Busca Implacável, A Soma de Todos os Medos.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: