quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Uma Aventura Lego (anotações)

- Essa animação é stop-motion??? Se for é algo realmente notável. Mas mesmo que não seja, é diferente e interessante visualmente. Só sinto falta de expressões faciais... Parece que estamos olhando pra objetos de plástico mesmo, não pra personagens.

- Crítica à sociedade superficial e preconceituosa. Só porque muitas pessoas se comportam de uma forma parecida ou gostam de uma mesma música, isso não significa que elas estão erradas ou que não têm senso crítico. Uma pessoa que ouve música alternativa também pode ser perfeitamente "robótica" e dependente das normas sociais - ela apenas quer pertencer a um clube menos popular. A música "Everything is Awesome" é pra zombar do pop, dando a impressão de que algo divertido é necessariamente inferior culturalmente. Nada mais contraditório do que esses valores anti-indústria estarem sendo usados pra vender Lego.

- Personagem principal realmente é um Zé Ninguém. Não é carismático e não me faz torcer por ele (todo o filme tem uma atitude anti-herói que ele parecer achar original e subversiva - mas se você for pensar, hoje em dia isso é que é o convencional).

- Filme quer envolver a plateia numa aventura épica tipo Star Wars (e usa os recursos narrativos desse tipo de história) ao mesmo tempo em que tira sarro e cospe na cara desse gênero de filme.

- Roteiristas não têm muito filtro - qualquer ideia parece ser válida desde que seja maluca e fora de contexto (tipo: Wyldstyle namora o Batman). Não é um nonsense inteligente como Os Simpsons, por exemplo.

- Filosofia anti-individualismo. O filme quer que as pessoas trabalhem apenas em grupo, que pensem em conjunto - é contra a pessoa de talento, qualquer um que se destaque. Apesar disso, isso não impede o filme de tentar passar uma mensagem inspiradora no final - mas como ninguém pode ser especial, pois isso seria individualismo, a mensagem é uma contradição: "todos nós somos especiais" (teria gostado se o filme dissesse "todos nós temos potencial" ou algo do tipo).

CONCLUSÃO: Interessante como animação e há algumas ideias criativas, mas os valores por trás do filme são cínicos e contraditórios.

FILMES PARECIDOS: Kick-Ass, Os Simpsons: O Filme, Scott Pilgrim Contra o Mundo.

NOTA: 4.0

4 comentários:

Anônimo disse...

Há, vi no trailer honesto uma questão interessante, e é a realidade deste filme, uma mensagem de simples e puro COMUNISMO CONSUMISTA (pode isso?).

Caio Amaral disse...

Haha, sim! Fiquei muito irritado vendo esse filme.. achei tudo muito desonesto.. é bem o que falo na postagem Romantismo Reprimido.. o filme usa várias das técnicas que listei ali..

Anônimo disse...

É comum em filmes de Holywood botarem críticas ao sistema capitalista junto com incitação ao consumismo, através de uma enxurrada de propaganda. O trailer honesto apontou a mesma coisa no "Clube da Luta".
https://www.youtube.com/watch?v=oLeUDI6z32M

Caio Amaral disse...

Haha, o Clube da Luta eu só assisti na época... Devia ter uns 16 anos e não 'pegava' essas contradições ainda... hoje acho que já ficaria incomodado com algumas ideias do filme.