quarta-feira, 26 de março de 2014

300: A Ascensão do Império (anotações)

- Não diria que é uma boa fotografia, mas pelo menos o filme é diferente e estimulante visualmente.

- Protagonista distante, pouco carismático, sem um lado pessoal. Difícil de se identificar com ele ou se importar.

- Tom é sempre agressivo, sério, o que torna o filme monótono e irreal. Não há momentos de leveza, humor, romance, etc. Filme parece obcecado com o conceito de "masculinidade".

- Não me identifico com personagens que só pensam em lutar e parecem estar amando ir pra guerra. Ninguém está com medo de morrer, de perder algum parente ou algo do tipo, então não há grandes preocupações ou conflitos pessoais.

- Tática pra afundar navios inimigos parece falsa. Mesmo hoje em dia com motores e rádio seria difícil coreografar os barcos dessa forma pra baterem simultaneamente nas laterais dos outros navios e afundá-los.

- Filme quer que a gente admire os gregos por serem mais fortes mesmo estando em menor número, mas não há nenhuma demonstração convincente da superioridade deles. As táticas parecem falsas e as cenas de luta também (os personagens saem girando espadas e fatiando dezenas de pessoas como se fossem legumes - isso não me dá a impressão de que eles são bons, e sim que o inimigo é fraco).

- Não há senso de escapismo, pois não há uma referência de realidade. Filme já se passa num mundo distante do nosso, e além disso visualmente é artificial, com estética de video game. Fantasia sobreposta a fantasia.

- Herói faz sexo com a pior inimiga?! É pra gente achar isso legal?

CONCLUSÃO: Filme monótono, nada divertido, sem surpresas, que em vez de uma boa história, tenta prender a atenção através de corpos bonitos e violência na tela. Se não fosse por esse exagero visual, seria uma das coisas mais entediantes de ver.

(300: Rise of an Empire / EUA / 2014 / Noam Murro)

FILMES PARECIDOS: Thor: O Mundo Sombrio, Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros, Resident Evil 5: Retribuição, Fúria de Titãs (2010).

NOTA: 3.5

2 comentários:

Thiago P. disse...

Eu não me lembro de um filme tão sem história... A única parte interessante era do Xerxes, mas dava pra lembrar do primeiro filme achei tudo muito bizarro. Tem cara de filme de estúdio (no pior sentido da palavra). Eu consigo imaginar perfeitamente um executivo dizendo:
- Nossa precisamos de uma cena com um cavalo.

Caio Amaral disse...

AH Thiago, não é que não tem história.. tem muita história, só que achei tudo entediante, sem suspense, sem drama.. pois não achei os personagens convincentes, os conflitos fortes, etc.. Mas um enredo tem sim..
Haha, é bem filme de produtor mesmo.. o diretor só tinha feito 1 longa antes.. não devia ter muita voz perto de um Zack Snyder, etc.