sexta-feira, 28 de março de 2014

Rio 2 (anotações)

- Imagens lindas, animação de primeira categoria.

- Homenagem impressionante ao Brasil. Não me lembro de um outro país sendo retratado assim com tanto orgulho no cinema americano, tirando os EUA. No máximo cidades como Paris ou Londres. E nesse ponto o filme é ainda melhor que o primeiro, que focava demais nas favelas, no contrabando, e nos aspectos negativos do Brasil.

- Herói envergonhado: talvez o meu maior problema com o filme. Mas pelo menos o personagem não é detestável ou imoral... É apenas comum, inseguro, sem nada de muito interessante.

- "Fotografia" e direção do filme acima da média, mesmo se compararmos com os filmes da Disney. História muito bem contada.

- Ir atrás das raízes, se juntar à própria raça: não é uma meta que me empolga.

- Eles chegam muito rápido na Amazônia. Roteiro perde um pouco o interesse depois.

- Filme tem alguns toques de humor que destoam do resto do filme (animais fofos sendo devorados por predadores, etc). E algumas sequências musicais soam desesperadas e sem graça (como a de "I Will Survive"). Pro meu gosto, o humor às vezes cai pra um lado bobo e constrangedor.

- Em vez de ir crescendo, Blu vai se tornando cada vez mais fraco como protagonista. Em vez de ser fiel aos seus princípios, ele se altera pra impressionar a mulher, pra fazer parte da tribo... Depois faz o time perder o jogo. Acaba sendo um verdadeiro loser.

- Filme não tem conflitos sérios, coisas importantes em jogo que realmente envolvam a plateia. É tudo "lightzinho", legalzinho, como se pra se dirigir a crianças você tivesse que ser sempre alegre e superficial.

- Não simpatizo muito pela mensagem ecológica. Filme trata a civilização como vilã.

- SPOILER: Final desagradável: Blu tem que se sacrificar e ficar na Amazônia pra agradar a família e a tribo.

CONCLUSÃO: Filme começa bem mas se perde pelo desenvolvimento fraco da história e dos personagens - além disso promove valores suspeitos (ele não me parece mal-intencionado, mas pra seguir as tendências da atualidade acaba absorvendo também o que há de ruim na cultura).

(Rio 2 / EUA / 2014 / Carlos Saldanha)

FILMES PARECIDOS: Turbo, Os Croods, Madagascar 3, A Era do Gelo, etc.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: