terça-feira, 22 de abril de 2014

Divergente (anotações)

- Filme parte de uma premissa irreal. Diz que, se as pessoas fossem separadas em facções, haveria paz e harmonia. Mas isso é uma fórmula pra gerar conflito. A personalidade humana é algo complexo. Todo mundo é uma combinação de vários elementos diferentes - pouquíssimas pessoas iriam se identificar com apenas 1 das facções.

- Falta de autenticidade: filme copia muito Jogos Vorazes. Até a atriz parece uma dublê da Jennifer Lawrence.

- Protagonista não parece ser tão especial assim por ser "divergente". Dentro desse contexto, praticamente todo mundo que eu conheço seria divergente. Estranhas são essas pessoas do filme que só se enquadram em 1 categoria. Filme acaba não tendo nada de interessante a dizer (a respeito de caráter, valores) que se aplicaria à vida do espectador.

- Ridículos esses membros do Audácia que só sabem correr, lutar, fazer coisas perigosas, todos vestidos de preto. Isso não é ter audácia. Se jogar de cima de um prédio sem saber se há uma rede embaixo só prova que a pessoa é louca e inconsequente.

- Filme muito limitado intelectualmente pra lidar com os temas que resolveu abordar (psicologia, política, etc).

- Atriz não tem a força de uma Jennifer Lawrence. Ela tem um tipo mais submisso, feminino. Pra mim não está convencendo nesse papel de guerreira. Roteiro também não ajuda a torna-la um personagem interessante. Acaba sendo uma figura meio distante, sem muito carisma.

- Filme diz que ela é "divergente" e pertence às 5 facções, mas não ilustra essas qualidades dela. O tempo todo ficamos no Audácia, onde ela se mostra fraca, abaixo da média. E nas outras facções? Ela se sairia melhor?

- Trama pouco interessante. Heroína não tem uma meta envolvente. Não há um vilão ou um obstáculo forte. Não há relacionamentos muito interessantes entre ela e os outros personagens (filme foca mais em relações de rivalidade).

- Kate Winslet não combina com uma vilã desse tipo.

CONCLUSÃO: Tentativa de repetir o sucesso de Jogos Vorazes, mas filme é inferior em todos os aspectos importantes (trama, personagens, elenco, produção, etc).

(Divergent / EUA / 2014 / Neil Burger)

FILMES PARECIDOS: Ender's Game - O Jogo do Exterminador, Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos, A Hospedeira, Eu Sou o Número Quatro.

NOTA: 6.0

3 comentários:

Unknown disse...

Opá bc errou em uma coisa! Ela eh divergent, porque o resultado do teste de aptidão dela deu 3 facções e NÃO 5..E outra a atriz Shailene Woodley (Tris) se enquadrou muito bem na personagem dela, e Kate Winslet (Jeaninne) tambem..VC leu o livro?? Parece que ñ, se vc lêr vai ver que elas estão fazendo o papel certo, e sugiro que lêia o livro, assim vc podera postar uma CRÍTICA melhor e com VERDADES :*

Unknown disse...

Vc queria que os membros da Audácia dizesem o que? Brincassem de bonecas, cara na boa lêr o livro pra tu falar ao que preste pq tu num falou P.. nenhuma

Caio Amaral disse...

Oi, não li o livro.. vi com um olhar fresco, como quem quer apenas ser entretido por 2 horas.. achei que, como filme, esse não foi tão forte quanto o primeiro Jogos Vorazes, por exemplo.. mas não é que odiei.. torço pra q o próximo seja melhor..