domingo, 13 de abril de 2014

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (anotações)

- Protagonista adorável! Tem várias vulnerabilidades (é cego, novo, sofre bullying, etc), mas filme não faz dele um loser. Ele é inteligente, tem auto-estima, quer ser independente, etc.

- Interessante: nunca vi máquina de escrever em braile. Aliás, toda a ideia de retratar um garoto cego na escola me parece bastante original (sem contar o fato dele ser gay).

- Close na orelha do Leonardo quando Gabriel abre a porta da sala de aula pela primeira vez: ótimo toque de direção.

- Os 3 personagens centrais são muito carismáticos! Atores ótimos. E o que eu mais gosto é a inocência, a pureza dos relacionamentos - algo completamente sem maldade e cinismo. A menina que faz a Giovana é brilhante!

- Adoro que o filme foge do clichê brasileiro de se passar em lugares feios, mostrando miséria, etc, e nos leva pra ambientes agradáveis onde gostaríamos de estar.

- SPOILER: Demais a cena em que os dois vão ao cinema e o Gabriel narra o que está acontecendo na tela. Filme consegue projetar amizades / relacionamentos encantadores.

- Cena do moletom linda. Faz tempo que não vejo um retrato tão bem feito de um primeiro amor.

- SPOILER: Cena do selinho muito boa. Adoro o suspense que o filme vai criando em cima do romance. Já foi mais de 1 hora e 20 de filme e quase nada ainda aconteceu... E o interesse na história só aumenta.

- Até o "vilão" do filme (o bully) é muito carismático!!

- Situação é envolvente porque Gabriel não mostra o que sente. Filme mantém a possibilidade de rejeição algo palpável.

- Diálogos simples mas divertidíssimos e muito bem escritos.

- SPOILER: UAU, cena final dos dois dando a mão espetacular! Cinema inteiro aplaudindo!

CONCLUSÃO: Filme perfeito dentro de sua simplicidade, mostrando personagens e relacionamentos fascinantes. Uma aula de carisma. Roteiro impecável, elenco perfeito, ótima fotografia, final inesquecível.

(Hoje Eu Quero Voltar Sozinho / BRA / 2014 / Daniel Ribeiro)

FILMES PARECIDOS: O Segredo de Brokeback Mountain, C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor, E.T. - O Extraterrestre.

NOTA: 10

5 comentários:

Maiara Maria disse...

Eu simplesmente adoro quando vc dá 10 á um filme. Difícil de acontecer. rs

Caio Amaral disse...

Haha, eu tb adoro Maiara!!! Se todo mês eu desse um 10 acho que minha vida seria muito mais feliz, hehe =P

Zé Gonzalez disse...

Simplesmente excelente

João Paulo disse...

MELHOR FILME com conteúdo LGBT
Não me canso de assistir.

Caio Amaral disse...

Demais né João? Vi 5 vezes no cinema, kkk. Abs.