segunda-feira, 5 de maio de 2014

Getúlio (anotações)

- Bom elenco, fotografia... Produção tem bom nível pros padrões nacionais.

- História segue em frente sem antes criar interesse / empatia por qualquer personagem. Não sei se presidente é bom, corrupto, quais suas motivações, virtudes, falhas, etc. Expressão dos atores e a trilha sonora "auto-importante" sugere que há muito drama e suspense acontecendo, mas envolvimento emocional da plateia é pequeno.

- Presidente está sendo acusado de crimes, etc, mas filme não deixa claros os fatos... Não sei ao certo se estou vendo um filme sobre um homem inocente, sobre um homem corrupto, ou sobre um homem com uma mistura de virtudes e falhas (e quais são essas virtudes e falhas). É como se o filme tivesse um interesse apenas jornalístico, de informar a plateias sobre certos eventos históricos, mas sem dizer nada de universal que se aplique à vida do espectador.

- Personagens importantes na trama (como Gregório) não são bem apresentados - atores estão sempre mencionando nomes de pessoas que não sei quem são, pois só apareceram rapidamente no filme sem deixar uma impressão mais forte.

- SPOILER: Caracterizações superficiais. Mesmo quando Getúlio está pra se suicidar, não sabemos direito o que se passa na cabeça dele, o que ele está sentindo, etc. É uma figura distante. 

CONCLUSÃO: Boa interpretação de Tony Ramos, mas história é desinteressante, não foca em valores, a caracterização do presidente é superficial - filme tem interesses mais jornalísticos do que artísticos.

(Getúlio / BRA / 2014 / João Jardim)

FILMES PARECIDOS: A Dama de Ferro, O Espião que Sabia Demais.

NOTA: 5.0

Nenhum comentário: