domingo, 1 de junho de 2014

O Passado (anotações)

- Ator que faz o filho é muito bom (considerando que é uma criança). Todo o elenco é bom, aliás.

- Naturalismo: não conhecemos bem os personagens, não entendemos suas motivações, e o filme não tem um tema ou uma direção clara. É um retrato realista de personagens comuns e relacionamentos negativos dos quais não gostaríamos de participar. Mas pelo menos os personagens não são detestáveis - os atores são bons, atraentes, e há algumas coisas dramáticas (tentativa de suicídio da mulher, etc) portanto não são situações 100% cotidianas e desinteressantes.

- Filmes assim geralmente passam uma sensação de que as pessoas são incompreensíveis, os relacionamentos começam e terminam sem explicação, não se pode entender as ações dos personagens, etc. O engraçado é que esses filmes são vistos como mais profundos pelo público... quando na verdade esses é que são os mais superficiais... pois na vida real existiriam motivações, explicações, só que o cineasta não as enxerga ou não as expõe direito... ele só mostra o lado de fora, os resultados, a superfície, não o que há por baixo de tudo.

- SPOILER: Pena que só mais pro final surge a situação mais dramática do filme: a revelação de que o e-mail da filha pode ter sido o motivo do suicídio da mulher. Todo o final do filme é mais interessante, e começa a revelar melhor a psicologia dos personagens (o fato de Marie estar dividida entre os 2 homens, etc). O filme vai ganhando mais conflito, mais profundidade, mais intensidade.

- Muito boa a última cena e a imagem que encerra o filme. Sugere um tema abstrato de maneira econômica e puramente visual (um passado "semi-morto" que ainda se agarra aos personagens e impede que eles sigam em frente e sejam felizes).

CONCLUSÃO: Bons atores e conflitos mais fortes do final tornam o filme acima da média.

(Le Passé / França, Itália / 2013 / Asghar Farhadi)

FILMES PARECIDOS: A Separação.

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: