domingo, 20 de julho de 2014

Planeta dos Macacos: O Confronto (anotações)

- Linda a fotografia e a direção de arte. Visualmente o filme é impecável, e os efeitos especiais estão entre os mais perfeitos que já vi!

- Filme começa bem. A introdução antes do título é boa pra apresentar a situação, e a primeira cena da caça sem diálogos é ótima também e super bem dirigida.

- De novo a trilha sonora do 2001: Uma Odisséia no Espaço (que também usaram em Godzilla)? Aqui pelo menos faz mais sentido (lembramos dos macacos do 2001, etc).

- Não simpatizo pelo macaco principal (Caesar), sempre com essa cara de revoltado / injustiçado. O filme parece querer dar mais dignidade a ele do que aos humanos.

- Gosto da trilha sonora. É bem integrada à imagem e enfatiza momentos específicos das cenas, ajudando a narrar o filme.

- Direção também é muito boa. Adoro que não há tantos cortes e que temos tempo de nos sentir dentro de cada ambiente.

- Não concordo com o diálogo de que os macacos são superiores por não precisarem de tecnologia, armas, etc. Talvez os macacos comuns não precisem mesmo, mas esses do filme (que são inteligentes) já usam fogo, derrubam árvores pra construir suas casas, então eles precisam sim de ciência, tecnologia, etc - só estão uns estágios mais atrasados que nós.

- Personagens humanos do filme são distantes e pouco cativantes. No Planeta dos Macacos antigos, Charlton Heston era claramente o herói, e a gente vibrava toda vez que ele demonstrava sua inteligência (os macacos achavam que ele era um animal inferior).

- Um ponto fraco é que não torcemos nem pra um lado nem pro outro direito. Tanto os macacos quanto os humanos têm suas razões, mas nenhum dos lados é extremamente gostável. O filme acaba sendo um conflito sem solução entre 2 grupos distantes.

- SPOILER: Discussão ética do filme é um pouco superficial (a mensagem de que não devemos brigar, de que a guerra é sempre ruim, etc). Mas é legal a mensagem anti-racismo, quando o filme mostra que o que separa as pessoas não é a raça delas, e sim seus valores (Caesar e Malcolm no fim têm muito mais em comum do que Caesar e Koba, que são ambos macacos).

- SPOILER: História fica mais envolvente no final (Malcolm contra o personagem do Gary Oldman, que quer explodir a torre, e a luta entre Caesar e Koba acontecendo ao mesmo tempo). Agora Malcolm e Caesar parecem estar no mesmo time, pois ambos lutam pela paz entre humanos e macacos - no outro time estão Koba e o Gary Oldman, que apesar de lutarem entre si, concordam com a ideia de que humanos e macacos devem entrar em guerra).

CONCLUSÃO: Filme incrivelmente bem realizado, que poderia ter sido melhor se tivesse personagens mais cativantes e se o conflito real (que não é entre humanos e macacos e sim entre pessoas civilizadas e selvagens) tivesse sido estabelecido mais cedo.

(Dawn of the Planet of the Apes / EUA / 2014 / Matt Reeves)

FILMES PARECIDOS: Godzilla (2014), Guerra Mundial Z, Oblivion, Planeta dos Macacos: A Origem.

NOTA: 7.0

4 comentários:

vfbretas disse...

Qual o nome da música que toca no posto assim que eles religam a energia?
Obrigado!

Caio Amaral disse...

Olá. É "The Weight" da banda The Band.

Tiffany Noélli disse...

Eu gostei do primeiro filme! Vamos ver esse agora. E se tem bons efeitos é sempre bem vindo. Fiquei com medo de Noé, aquelas pedras ridículas. hahahaha

Caio Amaral disse...

Se gostou do primeiro deve gostar desse tb!! Hahah, o problema das pedras do Noé não era nem se elas eram bem ou mal feitas.. A ideia de colocar uns bichos tipo Senhor dos Anéis numa história da Bíblia é que ficou meio cômica..