sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Lucy (anotações)

- Divertidíssimo e envolvente desde o começo. Muito boa toda a sequência em que ela é raptada, apanha, tem que abrir a maleta, etc. Gosto também dessa performance teatral da Scarlett Johansson.

- Interessante as discussões sobre evolução, etc. Mas as imagens comparando homens com animais são nojentas.

- Não acredito nada na ideia mística de que o cérebro tem um potencial ilimitado - que se usássemos mais do que 10% poderíamos ler pensamentos, mover objetos, etc. A própria ideia de que nós só usamos 10% já é errada. Mas, se você não olhar pelo lado sobrenatural, acho que o filme passa algo de positivo - a ideia de que nossa mente é poderosa e que podemos fazer coisas incríveis com ela quando a usamos direito. Que a ignorância é o que nos trás problemas, não o conhecimento, etc.

- Não gosto da ideia de que uma pessoa altamente inteligente seria consequentemente "fria" - iria atropelar as pessoas na rua, não daria valor pra vida dos outros, etc!

- "Contagem progressiva" até 100% do uso do cérebro dá uma estrutura ótima pro filme que deixa a gente interessado até o final.

- SPOILER: Demais ver a Scarlett Johansson poderosa, derrubando os tiras com a mente! Ela está dando de 10 em todos esses super-heróis recentes. Uma coisa legal é que o filme tentar parecer "científico", como se tudo isso fosse algo possível. As teorias são absurdas, claro, mesmo assim ele se leva a sério, não é uma fantasia assumida.

- Por mais que seja baseado em ideias tolas, adoro a ambição da história e as proporções épicas que o filme vai tomando mais pro final. Pena que em termos de estilo o filme é um pouco comum. Um tema ambicioso como esse merecia um estilo menos convencional (imagine 2001 se fosse dirigido de uma maneira rotineira).

- SPOILER: Não entendi a mensagem no final: "agora você sabe o que fazer com a vida".

CONCLUSÃO: Thriller divertido, com cenas empolgantes e uma personagem forte - só não leve muito a sério as ideias por trás da história.

(Lucy / França / 2014 / Luc Besson)

FILMES PARECIDOS: No Limite do Amanhã, Sem Limites, Busca Implacável, A Caixa.

NOTA: 7.5

2 comentários:

Anônimo disse...

Você tá comendo merda, desgraça?

Caio Amaral disse...

Sempre.. 3x ao dia.