terça-feira, 2 de setembro de 2014

Magia ao Luar (anotações)

- Muito bom o personagem do mágico! Trama interessante, apresentada logo de cara e com clareza.

- Ótima produção (direção, elenco, diálogos, fotografia, figurinos, locações, etc).

- A história é um duelo entre razão (Stanley) e misticismo (Sophie), e o diretor se safa adotando uma posição cética: nenhum dos dois lados parece estar muito certo. Nem Stanley nem Sophie são apresentados como heróis - é como se o diretor se colocasse "acima" dessa discussão e tirasse um pouco de sarro de tudo.

- Típica abordagem cética: não se pode ter certeza de nada, a mente é ineficaz, etc. Aos poucos o filme parece estar ridicularizando mais o lado racional e deixando a mística parecer mais atraente.

- O filme não é extremamente engraçado ou emocionante, mas envolve por ser inteligente (além da produção ser muito bonita, etc).

- Woody Allen acredita que a vida é trágica e sem sentido, mas que se existisse o sobrenatural, por algum motivo isso mudaria as coisas. Aliás, o filme tem várias crenças "suspeitas" que contribuem pro senso de vida malevolente (como eu disse na postagem Senso de Vida). Há também claramente a ideia de que inteligência leva à tristeza, e que a felicidade só é possível quando nos iludimos. Por isso os personagens do Woody Allen (intelectuais) estão sempre querendo abandonar suas mulheres (também intelectuais) pra viver romances com mulheres menos cultas porém felizes. É como se só tivessem 2 alternativas: ou você é culto e deprimido, ou você é ignorante e feliz (infelizmente na maioria dos casos isso é verdade). Obviamente eu não penso dessa forma, mas não deixa de ser uma ilustração brilhante desse tipo de mentalidade.

- SPOILER: Muito boa a reviravolta!!! No fim era o amigo dele que estava armando tudo. Faz total sentido!

- SPOILER: Depois que a Sophie se revela uma impostora, a ideia de um romance entre os dois começa a ficar mais interessante e palpável. Vai ser frustrante se ela ficar com o milionário, embora faria sentido também.

- GENIAL a cena final das "batidas"!!! Palmas pra Woody!!!

CONCLUSÃO: História simples, muito bem contada, com ótima produção, elenco, diálogos. O que o filme tem de negativo em termos de crenças, ele compensa com um senso estético bem acima da média.

(Magic in the Moonlight / EUA / 2014 / Woody Allen)

FILMES PARECIDOS: Meia-Noite em Paris / Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos

NOTA: 8.0

6 comentários:

Thiago P. disse...

Fiquei curioso pra ver, os dois que você relacionou no "para quem gostou de..." são quase paradoxos pra mim. Gosto muito do Meia Noite em Paris e acho o Para Roma com Amor o pior da fase recente dele.

Caio Amaral disse...

Ah sim.. esse não é tão bom quanto o Meia Noite, mas achei melhor que o Para Roma.. talvez o "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos" fosse uma comparação melhor, pq é menos cômico que o Roma, e discute alguns valores parecidos.. vou alterar até.

Thiago P. disse...

Agora quero ver mais ainda, o Você vai conhecer... é um dos meus favoritos dos recentes dele!

Caio Amaral disse...

Tb curti bastante.. Assim como o Você Vai Conhecer, esse me parece um filme um pouco mais "discreto" dele.. menos comercial talvez.. mas não por isso menos bem feito.

Thiago P. disse...

Gostei muito, no geral achei meio bobinho até o Plot Twist que tornou o filme inteiro mais interessante.

O Colin Firth pra mim é o melhor "woody Allen" até agora o sotaque e o jeito sério combinou com o ceticismo típico do Allen. Apesar de ser bem feito o fato de ser de época não influenciou muito na história, também acho que faltou um pouco "situar" bem a história igual no meia-noite em paris.

Pareceu-me apenas que ele fez de época pra não "dar trabalho" de roteiro, acho que teria que justificar o uso da internet como ferramenta de pesquisa...

Gostei bem mais do que "Para Roma com amor" mas no geral achei que vai ficar bem apagado dentro da filmografia do Allen.

Caio Amaral disse...

Colin tá ótimo mesmo..
O filme pode ficar meio apagado na filmografia do Woody, mas não por ser fraco (eu acho) e sim pelo fato do Woody ter tantos outros filmes bons.. o "8" que eu dei pra esse filme seria um elogio da minha parte pra maioria dos cineastas.. mas pro Woody nem tanto.. achei melhor Blue Jasmine, Meia-Noite em Paris.. sem falar nos clássicos...

O filme só não tem um apelo tão forte, eu acho, pelo assunto que ele aborda.. Blue Jasmine, por exemplo, fala de algo mais universal.. casamento, status social, relações familiares.. coisas mais próximas do público em geral.. Magia ao Luar fala de razão vs. misticismo, pessimismo vs. otimismo.. pra mim são temas igualmente interessantes, e que foram bem explorados no filme.. mas entendo que não sejam assuntos tão urgentes pra maioria do público..