quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sin City: A Dama Fatal

- Prólogo já é bem desagradável, uma desculpa pra mostrar violência. O protagonista (Mickey Rourke) é fracassado, violento, fisicamente grotesco, criminoso, e o filme mostra tudo de forma mais ou menos positiva, como se ele fosse uma espécie de Batman barra pesada. O filme parece uma celebração visual de tudo o que é sombrio, violento, desagradável.

- Cena do pôquer com o Joseph Gordon-Levitt: não há muito suspense pois aparentemente ele tem poderes sobrenaturais e sempre ganha todas as partidas.

- Personagens são muito caricatos e artificiais. A narração é forçada, pretensiosa, querendo se passar por literatura de qualidade. O foco do filme está mais em recriar esse estilo "noir", não em te envolver na história, nos personagens, provocar emoções verdadeiras... Só que os film-noir antigos funcionavam porque eles tinham histórias boas, bons personagens, diálogos com profundidade, etc. Não eram apenas estilo.

- Pelo menos o vilão (Roark) é detestável e faz a gente torcer pra ele morrer (não que isso seja uma motivação suficiente pra se querer ver um filme).

- O filme abandona a história do Joseph Gordon-Levitt pra focar em outra trama (na do Josh Brolin)? Vai voltar depois?! Quem é o protagonista do filme? O vilão parece ser o que interliga as histórias, e não os mocinhos (o que não é de surpreender, considerando que todo o foco do filme é no negativo).

- O filme não consegue criar uma narrativa bem estruturada, envolvente. É tudo meio desconectado, como se fosse uma série de TV com vários núcleos diferentes, e o filme fosse saltando de uma pra outra.

- Curioso: a Jessica Alba desfigura o próprio rosto no filme, Eva Green tem o rosto inteiro machucado, Josh Brolin também, Joseph também, Mickey Rourke já tem o rosto deformado... Quase todos os personagens "bons" são torturados, desfigurados ou acabam mortos pelos vilões.

CONCLUSÃO: Exercício em estilo pouco divertido, feito pra glamourizar o que é violento e desagradável. Só chama atenção pelo visual marcante.

(Sin City: A Dame to Kill For / EUA / 2014 / Frank Miller, Robert Rodriguez)

FILMES PARECIDOS: 300: A Ascensão do Império / Machete / Bastardos Inglórios / Hellboy / Capitão Sky e o Mundo de Amanhã

NOTA: 3.5

2 comentários:

Raul disse...

Caio, melhor ou pior que o primeiro???

Caio Amaral disse...

Oi Raul! Só vi o 1º em 2005 quando saiu no cinema, precisaria rever pra comparar... De qq forma, acho que todo mundo ta concordando que esse não é tão bom.. crítica, público, bilheteria.. Abs!