sábado, 11 de outubro de 2014

Trash: A Esperança Vem do Lixo

- Intrigante o começo: a carteira indo parar no lixão, etc. Premissa interessante, faz a gente querer saber o que há de importante lá dentro.

- Atores são bons e carismáticos (inclusive as crianças). O fato do diretor ser estrangeiro (dirigindo atores em outra língua) torna o mérito ainda maior. 

- Retrato impressionante do lixão e da miséria. O filme só não é deprimente porque os personagens são gostáveis, os relacionamentos são positivos, a produção é bonita, há bastante humor, etc. 

- Selton Mello está ótimo como vilão. Revoltante a forma como eles "espancam" o Rafael no banco de trás do carro.

- SPOILER: Me parece forçado essas crianças ficarem em silêncio em relação à carteira, mesmo com uma recompensa sendo oferecida. Elas não teriam como ter princípios tão sólidos assim, nem noção de como funciona o esquema de corrupção, etc. Teria que haver uma motivação mais convincente pra eles preferirem ser torturados a entregarem a carteira. 

- Filme parece ter preconceito contra os ricos e qualquer um que tenha certo status ou poder: a patroa da casa que os meninos invadem, os policiais, os políticos - todos são maus. A mensagem acaba sendo: apenas os pobres são inocentes e têm caráter (ou aqueles que servem diretamente os pobres, como o Martin Sheen e a Rooney Mara). 

- Carta do Wagner Moura para o tio: muito vagas as ideias políticas do filme. Ele está lutando apenas contra a corrupção? Ou há uma propaganda socialista por trás do filme? 

Adicionar legenda
- SPOILER: Divertido os meninos tentando decifrar os códigos da Bíblia passo a passo (e a ideia de serem nomes de animais em inglês - e os meninos conhecerem os nomes por causa das aulas de inglês com a Rooney Mara, etc). 

- SPOILER: Um pouco forçado o Selton Mello encontrar o quarto em que os meninos decifraram o código, etc. 

- SPOILER: Faz sentido a filha do Wagner Moura estar esperando o pai no cemitério??? Mal explicada essa parte da história. Parece que os roteiristas só inventaram isso porque acharam legal ter uma cena de "fantasma".

- SPOILER: Chuva de dinheiro: um dos tipos de cena que eu mais odeio em filmes! A ideia é passar a ideia de final feliz, de abundância, mas acho que só alguém que não valoriza dinheiro faria uma cena dessas (imagine as centenas de notas que serão perdidas!). 

CONCLUSÃO: Produção bem feita com atores carismáticos, trama interessante, embora a mensagem política seja vaga e questionável.

(Trash / Reino Unido / 2014 / Stephen Daldry)

FILMES PARECIDOS: O Mordomo da Casa Branca / Quem Quer Ser um Milionário? / Última Parada 174

NOTA: 6.5

4 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Caio, morro de rir com seus comentários, tipo esse: " O filme só não é deprimente porque os personagens são gostáveis" hahaha, vc é simples comentando e acaba sendo engraçado... Eu adoro o Selton Melo! Mesmo falando de pobreza que é um tema batidíssimo no Brasil, devo ainda querer assistir! Bjs ;)

Caio Amaral disse...

Haha, Tiffany, é que tem umas cenas NOJENTAS mesmo de lixão.. tipo gente nadando naquela água suja.. aff. Só dá pra assistir pq as crianças são umas fofuras mesmo, rs.

Anônimo disse...

Caio,

As cenas finais do trailer já respondem tua pergunta sobre a propaganda socialista.

Fora isso, o filme é bem legal!

Caio Amaral disse...

Nossa fui ver agora o trailer.. os meninos fazem aquele gesto de levantar o punho direito né?? Enquanto o dinheiro voa pelos ares? Hahah. :-S