quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

- Um pouco confuso o começo pra quem não lembra bem da última parte.

- 40 minutos de filme e ainda não há um gancho dramático. A trama é burocrática, chata, não há uma meta interessante, suspense, ação, romance. O que prende a atenção é mais o fato do filme ser uma produção cara, ter uma atriz forte no papel principal, um tom sério, mas não há um bom roteiro de fato sustentando isso tudo.

- O filme parece focar numa discussão política, mas na realidade não diz nada de concreto a respeito de política (exceto que uma ditadura é ruim, o que é meio óbvio). Tanto a direita quanto a esquerda poderão aproveitar o filme e achar que no fundo ele defende os seus ideais (na minha visão, ele está sutilmente mais em sintonia com a esquerda).

- Não foi a Katniss que derrubou a aeronave em cima do hospital?? Ficou confusa essa parte.

- Outra parte confusa: os rebeldes cometem suicídio em massa só pra explodir a hidrelétrica???

- O filme foca muito no negativo - no sofrimento, na dor, no dever. Das "10 tendências irritantes em Hollywood", o filme segue pelo menos umas 5. Pra um dos filmes mais comerciais e "pop" do ano, ele é incrivelmente anti-entretenimento, anti-prazer. A preocupação parece ser mais a de soar "sério" e "respeitável".

- A heroína não tem 1 desejo próprio, o que a torna pouco interessante. Ela parece estar apenas a serviço dos outros, sem nenhum interesse pessoal (tudo o que ela faz é pelo povo, pela irmã, nem mesmo o romance com Peeta parece ser algo que ela deseja com intensidade).

- SPOILER: Surpreendente o ataque do Peeta, embora seja um susto meio barato (ele simplesmente estava drogado - jamais teria feito aquilo em sã consciência).

CONCLUSÃO: Produção respeitável porém pouco divertida, pouco surpreendente, sem muita originalidade, que foca mais no aspecto político da história, mas não diz nada de interessante a respeito disso.

(The Hunger Games: Mockingjay - Part 1 / EUA / 2014 / Francis Lawrence)

FILMES PARECIDOS: Maze Runner, O Doador de Memórias, Divergente, Harry Potter, etc.

NOTA: 6.0

5 comentários:

Rodrigo E. disse...

Vi hoje. Sinceramente, estava com a expectativa tão baixa que até achei que o filme ficou bom, rs.

Eu já li os livros, e o terceiro que pega essa parte da história é simplesmente irritante. Se fosse para escolher uma palavra para descrevê-lo seria "culpa".

No livro nós estamos o tempo todo dentro da cabeça da personagem, e ela se culpa simplesmente por tudo que aconteceu (por mais absurdo que seja ela assumir essa culpa), e esses pensamentos se repetem, se repetem, se repetem... Até que você não aguente mais.

Como a narrativa do filme foge dessa perspectiva da Katness, ele nos poupa um pouco dessa tortura.

Na hora que assisti achei bacana a sequencia em que a Katniss derruba a aeronave, mas depois que eu li seus comentários tentei me colocar no lugar de alguém que ainda não conhece a história, e realmente, fica a impressão que foi ela que derrubou a aeronave no hospital, hehe.

Caio Amaral disse...

Oi Rodrigo! Mas vai explicar melhor a história da nave que ela (aparentemente) derrubou? Você acha que a 2ª parte vai ser mais interessante do que essa, ou o terceiro livro é mais chato até o fim? Abs.

Anônimo disse...

E por favor sem Spoilers. Não estrague a surpresa sobre a morte de personagens importantes.

Rodrigo E. disse...

Sobre a nave, é aquilo mesmo só. Elas bombardeiam o hospital, e no meio do combate a Katniss consegue derrubar uma delas, mas não em cima do hospital.

O terceiro livro é chato até o fim. O ato final boa parte do pessoal acha um máximo, porque é inesperado. Mas só surpreende mesmo, achei ruim como o restante do livro.

A propósito, não existe justificativa para ter dividido o terceiro livro em 2 filmes. A não ser o financeiro, é claro, rs.

Caio Amaral disse...

Nossa.. é uma das piores modas atuais.. isso de dividir os filmes em 2 partes..! Preguiça total!