quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Saint Laurent

- Bom o começo mostrando os detalhes da confecção das roupas, o perfeccionismo de Yves. Ao mesmo tempo, ele é apresentado como como uma pessoa ligeiramente antipática.

- Produção decente (boa fotografia, figurinos, elenco, etc).

- O que tem a ver a montagem mostrando os acontecimentos políticos da época? Ficou algo solto, sem relação com o resto do filme.

- Caracterização de Yves é superficial. O que o motiva? O que ele quer expressar com suas roupas? O filme não nos faz conhecê-lo. É um retrato externo de um estilo de vida superficial, vazio, de pessoas cínicas e entediadas.

- Quase todos os personagens coadjuvantes são anônimos, distantes, mal apresentados. O filme dá a sensação de entrar numa festa errada onde você não foi convidado e não conhece ninguém.

- Embora não seja americano, o filme segue a tendência das biografias ofensivas. O desejo do cineasta parece ser o de mostrar a podridão por trás do sucesso, do talento... de igualar genialidade a perturbação mental, de mostrar pra plateia que talento é algo aleatório que não está ligado a virtudes, a esforço, etc.

- Não há história. Por que retratar esse período específico da vida de Yves e não qualquer outro? O que de importante está acontecendo com ele? O filme é cheio de cenas chatas, desnecessárias, que não levam a lugar nenhum e nem revelam algo de interessante a respeito do personagem. O filme é uma celebração do mundo das aparências, das drogas, do sexo casual (e não é uma condenação desse estilo de vida - os personagens são glamourosos).

- Final é interminável e vai ficando cada vez mais monótono, sem ritmo, fragmentado, tedioso.

- Roupas do desfile final são muito bonitas. A melhor coisa do filme é o figurino, sem dúvida.

CONCLUSÃO: Biografia longa e fútil de Saint Laurent que foca no lado decadente do personagem e carece de história.

(Saint Laurent / França, Bélgica / 2014 / Bertrand Bonello)

FILMES PARECIDOS: Coco Antes de Chanel / Os Sonhadores

NOTA: 3.5

Nenhum comentário: